Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Como ampliação da assistência, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) oferece às grávidas entre 16 a 30 semanas, o curso de Pré-natal Psicológico. A capacitação é realizada pelas psicólogas da Equipe Matricial de Humanização e tem o intuito de proporcionar um parto tranquilo às gestantes de todo Estado, não apenas do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As psicólogas idealizadoras do projeto, Fabiana Fleury Curado e Lhivia Lourençoni Barbosa explicam que o objetivo deste trabalho é desenvolver atitudes de enfrentamento aos fatores estressores durante a gestação, parto e puerpério, principalmente no favorecimento de recursos psíquicos para lidar com medos em relação ao parto. 

As gestantes que se inscrevem no curso, participam de oito encontros, onde são realizados o acolhimento e a abordagem de temas relacionados às demandas trazidas por elas. Também é feito o compartilhamento de experiências por cada grávida. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através por telefone. 

Pré-natal psicológico

O grupo terapêutico ou pré-natal psicológico é realizado desde 2020, de forma on-line. Os encontros acontecem todas às terças-feiras às 17h30, com duração de duas horas.

Conferência internacional

Dentro da temática, foi apresentada no dia 21 de outubro, na III Conferência de Psicologia Obstétrica (CINPO), em São Paulo, a experiência de trabalho do grupo terapêutico para gestantes feito no HMDR. O projeto é idealizado pelas psicólogas da Equipe Matricial de Humanização da unidade hospitalar e a apresentação do trabalho foi realizada pela psicóloga e colaboradora da ideia, Lorhane Alcanfôr.