Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Empresários da indústria tocantinense interessados em um ganho de produtividade de pelo menos 20% em seu negócio, por meio da aplicação a capacitação da metodologia Lean Manufacturing (Produção Enxuta), já podem aderir ao projeto Tocantins Mais Produtivo que realizou lançamento técnico na noite dessa quinta-feira, 10/11, em Palmas.

O projeto é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Serviços (SICS) com execução do Senai Tocantins e oferece mentorias e consultorias com foco no ganho de produtividade, sem custos para a empresa.

O presidente do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Tocantins, Roberto Pires, abriu o evento destacando a necessidade das indústrias do estado, público alvo do projeto, darem este primeiro passo para entrarem na era da indústria 4.0. “A gente sabe que a indústria 4.0 já é uma realidade no mundo, aqui no Brasil também já temos ela de fato implantada e sendo este o caminho a gente precisa começar aqui no Tocantins. Esse projeto tem capacidade de fazer um diferencial na indústria do Tocantins com o SENAI aplicando mentoria e prática dentro da indústria dos senhores”, disse o presidente aos empresários presentes.

As consultorias e capacitação com foco na elevação da produtividade serão levadas a 1.000 empresas industriais, entre 2022 e 2024, sendo que três colaboradores por empresa serão capacitados com a metodologia de Produção Mais Enxuta. “Nós não estamos ofertando sonhos, é método com resultados comprovados em um período de tempo que atende a celeridade que a indústria necessita. Nós estamos falando de um atendimento que dura cerca de 3 meses e que deixa na empresa os disseminadores para continuidade da aplicação desta metodologia e de seus ganhos”, observou a diretora regional do Senai, Márcia Rodrigues, na apresentação técnica do projeto.

O secretário da SICS, Carlos Humberto Lima, destacou que “a qualificação profissional está inserida no PICS, Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, e o Senai foi escolhido como executor por ter reconhecimento internacional, uma expertise que permite que a gente acerte no que a gente quer, que é ser eficiente nesse processo de qualificação. A ideia do projeto já existia no Senai e veio ao encontro da proposta do Governo do Estado nessa parceria que é a primeira de muitas”, disse Lima.

Após a apresentação, a supervisora administrativa no departamento pessoal de Recursos Humanos da Kokar Tintas, Kátia Pereira, falou sobre a intenção de participar do Tocantins Mais Produtivo. “O projeto é convidativo e apresenta ferramentas para que a fábrica de tintas já comece a entrar no mercado como uma indústria 4.0, que é o que gente quer: profissionais com qualidade, produção com qualidade e sem desperdício. Tenho convicção que a empresa irá aderir para que tenhamos esse processo inserido na rotina diária”, disse a representante que levará aos gestores a proposta.

Novas parcerias

Ao destacar a atenção da atual gestão do Governo do Estado com o segmento industrial, o presidente Roberto Pires, anunciou para fevereiro a formalização de novo projeto em parceria, o Tocantins Mais Profissionalizado, que prevê a qualificação de mais de 5 mil pessoas nos 139 municípios do estado com 19 cursos do portfólio do SENAI.

Inscrições Tocantins Mais Produtivo

A adesão já está disponível on-line ou por meio do formulário disponível em https://forms.office.com/r/qkFj6veDeE que também pode ser enviado via whatsapp (63) 3229-5770. Para participar, a empresa deve ter CNAE industrial (primário ou secundário). Quem quiser saber mais sobre o projeto em Araguaína ou Gurupi o lançamento também acontece nas duas cidades nos dias 17/11 e 22/11, respectivamente. Ambos iniciam às 19 horas, sendo que em Araguaína o lançamento será sediado na unidade Senai e em Gurupi no auditório da CDL.

A metodologia inovadora prevê o mapeamento e atuação nos processos produtivos das empresas. Além do ganho em produtividade, as empresas que aderirem terão como benefícios aredução de desperdícios invisíveis aos gestores e dos custos de produção, entre outros.