Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Fábio Chaves, Cinthia Ribeiro e Rodrigo Perpétuo, durante entrevista na COP 27

Fábio Chaves, Cinthia Ribeiro e Rodrigo Perpétuo, durante entrevista na COP 27 Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas Fábio Chaves, Cinthia Ribeiro e Rodrigo Perpétuo, durante entrevista na COP 27 Fábio Chaves, Cinthia Ribeiro e Rodrigo Perpétuo, durante entrevista na COP 27

Com mentoria da rede global ICLEI, e a partir do compromisso com o pacto global dos prefeitos pelo clima e energia, a Prefeitura de Palmas vai desenvolver um plano de ação climática para a Capital. O anúncio do processo de desenvolvimento da conformidade climática de Palmas foi feito em conjunto pela prefeita Cinthia Ribeiro, o secretário municipal de Assuntos Fundiários, Fábio Chaves, e o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, nesta quinta-feira, 17, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheikh, no Egito. 

“A conformidade é exatamente a resposta, a implementação da agenda climática na cidade, a partir do compromisso com o pacto global dos prefeitos pelo clima e energia, com a Race to Zero, com a Race to Resilience, e a partir da governança climática que vai ser estabelecida pela prefeita na cidade”, anunciou Perpétuo. Ele ressaltou que o processo parte da instalação da governança climática pela prefeita: “Uma governança participativa, transversal, incluindo todos os atores da sociedade”, afirmou.

Os passos seguintes são a realização do inventário de emissão de gases do efeito estufa; a análise de risco e vulnerabilidades climáticas de Palmas; o desenvolvimento do plano de ação climática da Capital e, finalmente, a partir do plano, a lei municipal de ação climática de Palmas.

“Com o fortalecimento, em particular do ICLEI, em todas as nossas ações, agora teremos um plano de ação climática com início, meio e fim”, avaliou a prefeita Cinthia Ribeiro, completando: “e com essa mentoria, mais que isso, fechando com a legislação específica sendo entregue, com a certificação do município de Palmas apontando um novo destino, e isso tudo sendo feito aqui na COP 27”, comemorou. 

“Isso que estamos fazendo agora é pensando no legado da gestão Cinthia Ribeiro para Palmas”, destacou Fábio Chaves. “E nós estamos assumindo o compromisso, como governo local, como cidade amazônica, de que tudo aquilo que a COP 27 e toda essa organização vem pretendendo para atingir até 2050, que nós vamos fazer a nossa parte”, completou o secretário de Assuntos Fundiários de Palmas.

A participação de Cinthia Ribeiro na COP 27 foi a convite da rede global ICLEI. A prefeita de Palmas também representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na conferência internacional. (Secom Palmas)