Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participou nessa segunda e terça-feira, 21 e 22 de novembro, da Oficina de Capacitação – Instrumentos de Gestão no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHRLC), em Araguaína. A capacitação realizada pelo CBHRLC, com apoio do CI-Lago, teve o objetivo de nivelar o conhecimento entre os membros do Comitê sobre os instrumentos de gestão da bacia.

Além de contribuir com apoio técnico, a Semarh, os representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Consórcio Intermunicipal CI-Lago, Gelnex, BRK Ambiental, ONG Protetores do Rio Lontra e Eco Brasil.

A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, apresentou o Plano de Bacia Hidrográfica à nova composição do colegiado, destacando a função desse instrumento e os benefícios para a gestão da bacia. A gerente ressaltou que durante uma das dinâmicas aplicadas na oficina foi possível perceber o quanto os membros do Comitê estão a par da função e dos impactos que podem ocorrer, em uma bacia sem monitoramento, fiscalização, CBH e ferramentas de trabalho que contribuem com a gestão dos recursos hídricos da região.

O presidente do Comitê de Bacias Hidrográfica do rio Lontra e Corda, Mário Roberto destacou a participação dos membros, representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil. O presidente do CBHRLC disse que cada membro pontuou sua preocupação relacionada ao uso da bacia e com a forma que são tratados os rios Lontra e Corda. Mário Roberto afirmou que os municípios se mostraram dispostos a se empenhar nas ações e acompanhar as demandas.

Conforme a programação foi realizada uma visita técnica à BRK Ambiental, conhecer o sistema Nereda e acompanhar o funcionamento do sistema de tratamento de efluentes; bem como, à margem do rio Lontra, para observar a situação local e identificar o que pode ser melhorado na bacia.

CBHRLC

Fazem parte do Comitê os municípios de Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.