Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Vivemos em um país incrível diante de diversos aspectos. Um deles é a nossa vasta extensão de florestas. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, somos o segundo País que tem a maior cobertura florestal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Outro dado interessante é que 69% desta cobertura tem um potencial produtivo, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Apesar de todo esse potencial, algumas pessoas ainda encaram o uso da madeira na construção civil como algo ruim, o que é um grande engano. Fora do Brasil, a tendência já se mostra um sucesso. Para se ter uma ideia, os países nórdicos já possuem 98% das moradias em madeira. Na Alemanha são 40% e nos Estados Unidos e Canadá trata-se de 80%. Por isso, acredito que a expansão desse mercado deve ser aplicada por aqui também, em pouco tempo.

A construção civil, por meio da madeira engenheirada, oferece diversos benefícios, como o uso de materiais sustentáveis, a possibilidade de uma construção segura e mais leve, além de uma grande versatilidade. Dentro dessa lista, quero destacar o que chamamos de “2P’s da Construção”, ou seja: Produto e Prazo.

Como comentei, o produto, nesse caso, é a madeira engenheirada. Do ponto de vista sustentável, esse produto faz uso de uma matéria-prima que é suportada pelo setor florestal e agroflorestal. Além disso, é de conhecimento geral que os métodos mais tradicionais de construção são responsáveis por grandes quantidades de emissão de CO2. Como a madeira é capaz de estocar dióxido de carbono, ao invés de emitir - como os demais materiais, há uma drástica redução desses gases na atmosfera.

Já o prazo concentra-se na velocidade das construções. Com a versatilidade proporcionada pela madeira engenheirada é possível criar projetos industrializados, gerando uma economia de cerca de 25% no prazo de finalização da obra, podendo chegar em até 50% de economia de tempo se comparado a uma construção "tradicional".

Por fim, engenheiros, empreendedores, investidores e entusiastas do segmento de construção civil, podem se animar. Isso porque há um vasto oceano azul ainda a ser desbravado e tenho certeza de que o Brasil será uma potência em construções em madeira. Para isso, nunca se esqueçam de destacar a importância dos dois P’s: Produto e Prazo. Eles fazem toda a diferença.

*Nicolaos Theodorakis é fundador e CEO da Noah, startup que oferece solução tecnológica para a construção civil com estruturas em madeira. Empreendedor do Mercado Imobiliário e Financeiro há 10 anos com foco no mercado residencial de alto padrão, tem experiência de mais de 11 anos na área de Investment Banking.