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Economia

Foto: Divulgação

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Com o objetivo de promover a concorrência leal e assegurar a confiabilidade dos produtos que estão sendo comercializados para as festas de fim de ano, a Agência Estadual de Metrologia do Tocantins (AEM-TO) realiza até o dia 9 de dezembro, a Operação Natal, na área de Pré-Medidos, com fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Palmas.

A operação faz parte das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) visando averiguar a pesagem dos produtos natalinos expostos à venda nos comércios, tais como panetones, petiscos, castanhas, vinho, champanhe, uva passa, nozes, frutas cristalizadas, biscoitos finos, chocolates, dentre outros, que possuem a quantidade informada na embalagem, os produtos são recolhidos para os exames laboratoriais que serão realizados na Agência de Metrologia.

Após a coleta dos produtos, serão atestados os dados dos rótulos com o peso averiguado nas balanças da AEM e a conferência das medidas metrológicas. Para isso, os produtos são pesados com e sem as embalagens plásticas e de vidros, com a verificação do peso em quilos e o volume real de cada produto.

De acordo com a presidente da AEM, Grazielly de Oliveira, a Operação Natal reforça que as ações da AEM são fiscalizatórias e de cunho harmonioso, visando garantir a concorrência leal e a qualidade dos produtos ofertados à sociedade. “Essa é mais uma ação da AEM-TO para proporcionar à população palmense mais segurança na aquisição desses produtos, presentes nas festas de fim de ano”, pontua a gestora.

Ensaios Laboratoriais

Para proceder com os ensaios, os fiscais da Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

Divulgação dos resultados

Após a conclusão dos exames detalhados, realizados em laboratório com a presença de representantes das marcas, será divulgado, ainda no mês de dezembro, os resultados da Operação Especial Natal e Ano Novo.

Ouvidoria

A Agência de Metrologia orienta que, caso o consumidor desconfie de possíveis irregularidades em relação aos produtos fiscalizados, o órgão disponibiliza um canal direto no telefone e WhatsApp: (63) 3218-2076 que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou no e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br