O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins (CONSEPE-UFT) aprovou nesta terça-feira, 6, em sua 112ª reunião ordinária, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A homenagem foi proposta pelo reitor, Luís Eduardo Bovolato.
Lula tem outros 36 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por importantes instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, entre eles os títulos pela Universidade de Coimbra (Portugal), Politécnica de Lausanne (Suíça), pelo Sciences-Po (Institut d'Etudes Politiques de Paris), Universidad Nacional de La Matanza e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina), Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Aquino Bolívia – UDABOL.
O reitor da UFT e relator da proposta justificou a concessão do título considerando o histórico de apoio de Lula às universidades federais. O presidente orgulha-se por ter aberto várias universidades em seu período de governo, além da criação de centenas de Institutos Técnicos Federais em todo o País.
Lula teve como uma das marcas de suas gestões anteriores a expansão do acesso ao ensino superior em especial, das universidades federais, com políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), entre outras.
Bovolato considerou também o contexto das comemorações dos 20 anos de implantação da UFT que foi criada no ano 2000 e implantada em 2003, no primeiro ano, do primeiro mandato presidencial de Lula.
O petista é o primeiro presidente do Brasil eleito três vez, tendo nesta terceira eleição obtido o maior número de votos da história.
Segundo o site lula.com.br, o número de títulos aprovados por universidades do mundo todo é ainda maior, mas Lula ainda não pode comparecer para receber.Confira a seguir a lista de títulos Doutor Honoris Causa já recebidos por Lula:
1. Universidade Federal de Viçosa-MG, 2. Universidade de Coimbra (Portugal), 3. Universidade Federal da Bahia, 4. Instituto de Estudos Políticos de Paris – Sciences Po (França), 5. Universidade Federal Rural de Pernambuco, 6. Universidade Federal de Pernambuco, 7. Universidade de Pernambuco, 8. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 9. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , 10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 11. Universidade Federal Fluminense, 12. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 13. Universidade da Integração Intern. da Lusofonia Afro-Brasileira, 14. Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Argentina), 15. Universidad San Martín (Argentina), 16. Universidad de Lanús (Argentina), 17. Universidad Tres de Febrero (Argentina), 18. Universidad de La Plata (Argentina), 19. Universidad de Córdoba (Argentina), 20. Universidad San Juan (Argentina), 21. Universidad de Cuyo (Argentina), 22. Universidad Mayor de San Marcos (Peru), 23. Escuela Politécnica del Litoral (Equador), 24. Universidad Andina Simón Bolívar (Equador), 25. Universidade de Buenos Aires (Argentina), 26. Universidade Federal do ABC, 27. Universidade de Salamanca (Espanha), 28. Universidad de Aquino (Bolívia), 29. Universidade Metropolitana da Educação e do Trabalho (Argentina), 30. Universidade Nacional de La Matanza (Argentina), 31. Universidade Federal do Sergipe, 32. Universidade Regional do Cariri, 33. Universidade Estadual de Alagoas, 34. Universidade Federal do Piauí, 35. Universidad Nacional del Comahue (Argentina), 36. Universidade Nacional de Rosário (Argentina).