Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Paulo Ricardo Aires Rodrigues é discente do curso de licenciatura em Teatro da UFT Paulo Ricardo Aires Rodrigues é discente do curso de licenciatura em Teatro da UFT
  • Karylleila dos Santos Andrade  Graduada em Letras pela Unitins

Professora e estudante do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Karylleila dos Santos Andrade e Paulo Ricardo Aires Rodrigues acabam de lançar o e-book “Pequeno Vocabulário Pajubá Palmense”. A obra literária contém um total de 32 páginas e já está disponível online por meio de publicação da Editora Scienza.

A produção literária traz gírias e expressões que formam o repertório vocabular e performativo de uma parcela da comunidade LGBTI+. “O Pajubá tem origem na fusão de palavras provenientes da língua portuguesa com asextraídas dos grupos étnico-linguísticos oriundos da África Ocidental, que foram trazidos ao Brasil para serem escravizados. Também muito utilizado pelos praticantes de vários segmentos das religiões de matriz africana e afro-brasileiras, tais como a Umbanda e o Candomblé, por serem espaços de acolhimento para as minorias, incluindo a comunidade LGBTI+, que passou a adaptar e criar vocábulos em outros contextos no Brasil”, explica a apresentação da Obra.

Os autores e organizadores destacam ainda que Pajubá também é conhecido como “Bajubá”, linguagem gay, linguagem homossexual, linguagem própria, bixês ou apenas gíria. “No Estado do Tocantins, o movimento LGBTI+ vem ganhando força e espaço. Entender a sigla em si e tudo que nela habita é fundamental no momento de levar informação para fora da comunidade ou na hora de promover ações que ajudam a conscientizar as pessoas sobre o grupo”, explica o estudante Paulo Ricardo Aires Rodrigues.

A professora Karylleila dos Santos Andrade complementa que, para este trabalho de pesquisa, optou-se pelo acrônimo LGBTI+, utilizado pelo Manual de Comunicação LGBTI+2, que inclui as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo3. “Nossa intenção é produzir um pequeno vocabulário pajubeiro palmense, a partir de um corpus de 250 palavras, coletado ao longo de pesquisas realizadas durante o programa de iniciação científica da Universidade Federal do Tocantins”, ressalta.

Segundo eles, o objetivo é de que o resultado deste trabalho dê mais visibilidade à comunidade LGBTI+. “De forma que ela possa ter cada vez mais força para lutar pelos seus direitos, previstos e assegurados na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, ressalta a professora.

Sobre os Autores

Paulo Ricardo Aires Rodrigues

Discente do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins – UFT. É ator e tem experiência na área das Artes, com ênfase em Teatro. Tem registro profissional de Ator pelo Ministério do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro DRT-RJ. Em 2011, participou como Ator na novela Malhação na Rede Globo. Trabalhou, por 4 anos, no Multishow/Globosat, na função de Assistente de Produção de TV - RJ. Entre 2013 e 2015, trabalhou na Rede Globo como Assistente de Figurino, passando pelas produções das novelas: Flor do Caribe, Malhação, Avenida Brasil, Zorra Total, Pé na Cova, entre outras. Atuou em alguns espetáculos teatrais, entre eles, a peça A Volta de Quem Já Foi, em 2016, apresentada no Teatro Usina Gravatá, na cidade de Divinópolis-MG. Em 2018, já em Palmas, foi aprovado em um edital para a função de Oficineiro de Teatro pela Fundação da Infância e Juventude de Palmas - TO. Em 2020, trabalhou como produtor de TV e Repórter Jornalístico na Rede TV em Palmas -Tocantins. E-mail: aires.paulo@mail.uft.edu.br

Karylleila dos Santos Andrade

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins (1993). Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP (2006). Profa. do Programa de Pós-graduação em Letras – PPG Letras da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura – PPGLLIT da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Antropologia Linguística (Etnotoponímia), atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, interdisciplinaridade, ensino e educação. E-mail: karylleila@uft.edu.br