Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Esther Lays exibe o troféu conquistado pelo segundo ano consecutivo

Esther Lays exibe o troféu conquistado pelo segundo ano consecutivo Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Esther Lays exibe o troféu conquistado pelo segundo ano consecutivo Esther Lays exibe o troféu conquistado pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo a estudante de Araguaína, Esther Lays Ramos Campos, conquistou o troféu de campeã do Canta Tocantins das Escolas Estaduais. Com 157,4 pontos, a primeira colocada, do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, encantou os jurados e o público que prestigiou a final estadual, na noite dessa quarta-feira, 7.

"Esta é uma conquista gigantesca, de representatividade, que demonstra o quanto é importante acreditar nos nossos sonhos e lutar pelos nossos objetivos", disse a vencedora ao receber o prêmio do II Canta Tocantins.

A mãe da estudante, que é também professora, Regilda Silva Ramos Campos, comemorou o bicampeonato. “Estamos muito felizes e gratos por essa chance de mostrar o talento da Ester Lais, e de todos os outros que se apresentaram nesse palco. Projetos como esse favorecem o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos, inclusive, emocional”, enfatizou.

Com uma diferença de apenas 2,7 (154,7 pontos), o vice-campeão estadual foi Paulo Henrique Ribeiro da Silva, aluno do Colégio Militar do Estado do Tocantins, Joaquim Lino Suarte, de Natividade, que representou a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Porto Nacional. Letícia Gomes, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Duque de Caxias, localizado no distrito de Taquaruçu, também se destacou e ficou com o 3° lugar (150,9 pontos), representando a DRE de Palmas.

Quem não foi premiado também comemorou. Joaquim Luiz Lopes de Souza Vila Real, estudante da Escola Estadual Dona Inês, da Regional de Arraias, revelou a emoção de participar do concurso. “Já estou me sentindo muito feliz em estar aqui. O Canta Tocantins é um momento muito especial. É uma porta aberta para realizar meu sonho, que é ser cantor profissional”, disse.

Canta Tocantins

O II Canta Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que busca valorizar as habilidades artísticas dos estudantes, contribuindo para a difusão cultural e o fortalecimento socioemocional da juventude.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, participou do evento e destacou como as práticas diversificadas impactam nas vidas dos estudantes. “A música, a arte e o esporte tornam as nossas escolas mais atraente para os alunos. O Canta Tocantins é uma dessas oportunidades que visa despertar o protagonismo dos nossos estudantes e fazer com que eles sejam valorizados. Estamos trabalhando para que a Educação pública tocantinense seja repleta de oportunidades transformadoras e que leve nossos alunos a outros níveis”, ressaltou o gestor.

Edição 2022

Participaram do II Canta Tocantins, 205 alunos de 186 escolas da rede estadual. Os 13 finalistas das Diretorias Regionais de Educação (DRES) foram escolhidos por meio de votação popular no Instagram.

Na etapa estadual, os jurados avaliaram a performance dos 13 finalistas nos quesitos: qualidade vocal, afinação e presença de palco. Os vencedores receberam como premiação: 1° lugar, notebook; 2° lugar, celular; 3° lugar, tablet. As escolas também foram premiadas com notebooks.