Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência no Tocantins e na região norte do país no atendimento de média e alta complexidade com grande demanda de pacientes todos os dias. A unidade se destaca também como um importante campo gerador de conhecimentos, formação e qualificação profissional para diversos internatos médicos, residência médica e multiprofissional, além de estágios na área da saúde. A unidade tem parceria da Residência Médica da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A qualificação profissional no ambiente hospitalar alcança números significativos. Só em 2021, o HGP recebeu 96 residentes e, este ano, são 102, por meio de um programa que conta com 14 especialidades nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia vascular, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de família e comunidade, odontologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria e reumatologia.

Atualmente, o hospital tem 304 acadêmicos de medicina que realizam internato médico na instituição, distribuídos nas áreas de clínica cirúrgica, clínica médica, urgência e emergência, ginecologia e obstetrícia. São oito instituições formadoras de nível superior e técnico, entre públicas e privadas totalizando 344 estagiários dos cursos de instrumentação cirúrgica, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, enfermagem, farmácia, serviço social, odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição.

O médico Thiago Freitas veio de Imperatriz, no Maranhão para realizar residência no serviço de aparelho digestivo do HGP. “Achei interessante esta unidade para estudar a residência devido a facilidade de logística de viagem e a história do serviço já consolidado. Estamos aqui trabalhando a cerca de oito meses com a equipe, adquirindo mais conhecimentos, experiências, melhorando o desenvolvimento técnico e teórico”, disse. 

A estudante do curso de técnico em enfermagem, Rosete Rodrigues também está aproveitando para adquirir conhecimentos na prática. Ela faz parte do programa de estágio. "Tudo muito novo, mas está sendo uma experiência maravilhosa, com uma responsabilidade muito grande. A parte prática vem para complementar a parte teórica, isso é fundamental para a profissão”, salientou.

O HGP conta com Núcleo de Educação Permanente (NEP). Uma das integrantes do setor, a psicóloga Izabela Querido explica que o NEP tem a responsabilidade nesse processo de coordenar, planejar e avaliar o funcionamento e andamento de estágios e residências. "Zelando para que caminhem em acordo às normativas e objetivos de ambas as partes envolvidas. Essa é apenas uma de outras importantes tarefas que o nosso núcleo tem para com o Hospital. Assim como todos os outros setores aqui envolvidos”, afirmou.