Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cinco unidades estaduais de ensino foram premiadas na 14ª edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), na primeira quinzena de dezembro. Este ano o evento trouxe como tema o 'Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil’, representado nas seguintes modalidades: dança, música, artes visuais, banda ou fanfarra, canto, coral, música instrumental, banda vocal, musical, teatro, poesia e oratória.

O Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto conquistou o 1º lugar na categoria Banda de Percussão, o CEM Santa Rita de Cássia foi o campeão na categoria Dança Criativa Solo Juvenil, a Escola Especial Integração de Palmas (APAE) conquistou o 1º lugar na categoria Dança Urbana Solo Adulto, com a aluna Jainaria Santos Mota, a Escola Estadual Liberdade e a Escola Novo horizonte garantiram o 3º lugar na categoria Musical.

Para a aluna do CEM Santa Rita de Cássia, Rebeca Sales Neris, o maior desafio foi vencer o nervosismo. “Estava tensa, mas depois que eu entrei no palco fiquei à vontade, pois eu tinha muita segurança na coreografia que criei e pela qual me dediquei bastante. Adorei a apresentação e todo reconhecimento que recebi”.

O Faes é um evento cultural, promovido pela Secretaria Municipal da Educação do Município de Palmas (Semed), que reconhece e valoriza as apresentações dos estudantes da Capital que estejam matriculados em uma das etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos.

Entre os objetivos do festival está valorizar os talentos dos estudantes das diversas regiões de Palmas, integrar comunidade e escolas por meio de atividades artísticas e culturais e despertar o interesse do público para a importância de valorizar o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos, além do aperfeiçoamento do aprendizado e a melhoria da qualidade da educação.