Dando prosseguimento ao inquérito da influenza aviária e doença de Newcastle na avicultura industrial do Tocantins, técnicos da Regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Paraíso do Tocantins, realizaram nesta segunda-feira, 9, coletas de amostras em granjas nos municípios de Nova Rosalândia e Fátima, na região central do Estado. O inquérito avícola teve início no dia 5 de dezembro e a previsão é que as coletas sejam finalizadas até o final deste mês.
A inspetora de defesa agropecuária da Adapec de Paraíso, Fabiana Chaves disse que o objetivo da coleta do material biológico que está sendo realizado nas granjas é manter a vigilância sobre a influenza aviária e doença de Newcastle e provar que não há circulação do vírus destas doenças no plantel avícola do Tocantins.
Esta ação está prevista no Plano de Vigilância dessas doenças, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está sendo realizado em todos os estados da federação. O objetivo é melhorar o sistema de vigilância no rebanho avícola. No Brasil nunca foi registrado ocorrência da Influenza aviária, o Tocantins também é livre da doença de Newcastle.
No Tocantins, existe avicultura industrial instaladas em 26 municípios, sendo eles: Palmeiras do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Nazaré, Santa Terezinha do Tocantins, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Luzinópolis, Araguaína, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Angico, Monte Santo do Tocantins, Pugmil, Nova Rosalândia, Muricilândia, Darcinópolis, Chapada de Areia, Oliveira de Fátima, Wanderlândia, Fátima, Barrolândia, Cachoeirinha, Santa Fé do Araguaia, Santa Rita do Tocantins, Palmas e Babaçulândia.