Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos, promover mais ações de planejamento familiar e de cuidados à saúde da mulher, a Secretaria da Saúde de Araguaína está disponibilizando para as mulheres a implantação do método contraceptivo DIU (Dispositivo Intrauterino). O procedimento é realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Araguaína Sul, mas as interessadas podem solicitar o serviço procurando a unidade mais próxima à sua casa.

O método está disponível para todas as mulheres em idade fértil que buscam fazer o procedimento para evitar a gravidez. “Qualquer mulher, desde a adolescência até o período da menopausa, pode solicitar a implantação”, ressalta a responsável pela Área Técnica Saúde da Mulher, Tuliana Santos.

Como funciona

Para ter acesso ao serviço, a consulta inicial pode ser realizada em qualquer UBS de referência. No local serão solicitados exames com o intuito de verificar as condições clínicas e físicas da paciente. Após essa avaliação médica, a mulher será encaminhada para a UBS Araguaína Sul, onde será realizada a implantação.

Rápido e eficaz

Oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o DIU de cobre é um contraceptivo não-hormonal de longa duração. “Com durabilidade de até 10 anos, o método atualmente é classificado como um dos melhores contraceptivos, podendo ser utilizado inclusive por mulheres que nunca tiveram filhos”, explicou a ginecologista, Ana Carolina Pinheiro.

A colocação é feita de forma rápida e o método contraceptivo também é reversível. “A implantação é um procedimento simples feito no próprio consultório médico. Além disso, caso a mulher não se adapte ou decida ter filhos, o DIU pode ser retirado quando ela desejar”, finalizou a ginecologista.

Importante

A Saúde Básica de Araguaína também disponibiliza outros métodos gratuitos contraceptivos nas UBS, como os anticoncepcionais de uso oral e injetável, além dos preservativos masculino e feminino que protegem de doenças sexualmente transmissíveis.