Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com a realização de palestras, mesa redonda, momentos lúdicos e coffee break, estão abertas as inscrições online para participar da 9º Conferência Municipal de Saúde de Araguaína, que será gratuita e realizada nos dias 20 e 21 de janeiro (sexta-feira e sábado), na Escola Estadual Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, localizada a Rua Juriti, Setor Maracanã.

Realizado pela Prefeitura de Araguaína em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento tem como objetivo avaliar o atendimento à população, as estruturas, os serviços oferecidos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e sugerir melhorias, por isso é aberto para a comunidade.

Ao todo foram disponibilizadas 400 vagas. Além dos profissionais da área, a expectativa é que 50% dos participantes sejam usuários do SUS. “A presença popular é fundamental para que os nossos serviços tenham resultados melhores na qualidade de vida da população e auxiliar no desenvolvimento de diretrizes do Plano Municipal de Saúde por meio do diálogo”, informou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Tema

Neste ano, o tema é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Na visão do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marques Elex, toda a programação e evento foram pensados para auxiliar também no processo de construção social.

“As propostas sugeridas nessa Conferência serão encaminhadas ao Estado e podem chegar a nível nacional também. Para muitos, ter saúde significa ter felicidade. O intuito do tema é de olharmos para frente todos com o mesmo objetivo, que é fortalecer o SUS, sistema que tem se mostrado fundamental para o próprio desenvolvimento humano”, explicou o presidente.

Programação e inscrição

No primeiro dia de evento, 20 de janeiro, a 9º Conferência Municipal de Saúde inicia às 17 horas e finaliza às 21h30, com credenciamento/acolhimento, momento lúdico com o Grupo ArtPalco, abertura solene e palestra.

No segundo dia, 21 de janeiro, a programação começa às 7 horas e se estende até às 16h30 com três palestras ministradas por profissionais da cidade e do Conselho Nacional de Saúde, além de mesa redonda, coffee break e sessão plenária para aprovar propostas e definir eixos de trabalho.

Para fazer a inscrição é necessário preencher um formulário eletrônico e responder cinco perguntas. O acesso é por meio do link https://conferencia.saude.araguaina.to.gov.br/. No mesmo local, os interessados podem ter acesso a programação completa do evento.