Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A 9ª Conferência Municipal da Saúde de Araguaína reuniu mais de 400 pessoas, entre usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalhadores da saúde, gestores e estudantes para um amplo diálogo que permitiu a elaboração de propostas e diretrizes que levem a soluções das necessidades de saúde da população.

Nesta edição, a conferência trouxe como tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, e teve a participação do médico especialista em Saúde Pública, Neilton Araújo, do palestrante Jacildo de Siqueira, ambos Conselheiros Nacionais da Saúde, além do Defensor Público do Tocantins, Sandro Ferreira e da doutora em Ciências da Saúde em Araguaína, Dênia Rodrigues Chagas.

Durante a abertura, o prefeito Wagner Rodrigues reforçou a importância da participação dos usuários. “São momentos como este que nos permitem ouvir a população mais de perto, afinal, é para ela que trabalhamos dia após dia com o intuito de melhorar o atendimento em saúde que ofertamos em nosso Município”.

Saúde de Araguaína

Na conferência, os usuários e demais participantes tiveram a oportunidade de avaliar a realidade dos serviços de saúde no Município, além de sugerir melhorias. O aposentado José Cleude da Silva, 56 anos, morador do Setor Noroeste, destacou o avanço no atendimento acessível nas UBS (unidades básicas de saúde).

“Como deficiente físico, não posso deixar de enaltecer o avanço na acessibilidade e no atendimento mais humano nas unidades de saúde de Araguaína. É claro que ainda existem situações que precisam melhorar, mas já podemos dizer, com certeza, que nossa cidade evoluiu muito nesta área, e por isso continuamos sendo referência”.

Mais participação da comunidade

Entre as sugestões apresentadas durante o evento, que serão levadas a etapa estadual em maio deste ano, estão o reforço das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) com a obrigatoriedade da inclusão do cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. Outra demanda foi a construção de uma UBS no Setor Monte Sinai.

“Este é um momento muito significativo para a saúde pública, especialmente quando o nosso usuário participa com sugestões e avaliações daquilo que estamos oferecendo. É continuar buscando estratégias para elevar ainda mais o nível do serviço prestado a nossa cidade”, destacou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Investimento na saúde

Para dar mais qualidade de estrutura e atendimento à população na rede básica de saúde, em 2022 a Prefeitura de Araguaína investiu R$ 2.304.638,94 em obras de reforma, ampliação e construção de novas unidades de saúde. Entre as entregas estão ainda novas estruturas de saúde especializadas, como o Instituto de Prevenção, localizado na Vila Norte, conhecido também como Clínica da Mulher, o PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

"A saúde em Araguaína tem dado saltos de qualidade. Realizar a 9ª edição da conferência e ver a participação do povo mostra que não podemos parar. Além disso, unir forças para contribuir com sugestões que levam a melhoria do serviço”, disse o presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde), Marques Elex.

Mais obras

Neste ano, a Prefeitura de Araguaína irá finalizar duas novas UBS na Vila Azul e Setor Araguaína Sul 2, e reformar as UBS do Setor Couto Magalhães, Vila Aliança, Nova Araguaína, JK, Dr. José Rezende (Céu Azul) e ainda a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, localizada no Setor Araguaína Sul.