Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A noite dessa quinta-feira, 19, foi marcada pela formatura de 958 Alunos Soldados da Polícia Militar do Tocantins, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Os nomes dos novos policiais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE n° 6253, a partir da página 8) elevando-os à graduação de Soldado. 

Na solenidade de formatura, o governador Wanderlei Barbosa assinou autorização visando a realização de novo concurso público para a corporação. 

A previsão é que sejam ofertadas mais de 600 vagas para cargos de soldados e formação de oficiais. No entanto, os concurseiros interessados têm dúvida se os excedentes do último certame serão chamados ou se as 600 vagas correspondem apenas a novo edital. O Governo do Estado deve esclarecer em breve. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, afirmou que a conclusão desses cursos vai permitir levar aos menores municípios do Estado, no mínimo seis policiais. “É um passo importante para que a gente possa dar sequência ao planejamento, com uma Polícia Militar mais eficiente e prestando um serviço de excelência à comunidade tocantinense, dentro da nossa perspectiva de fortalecer o efetivo com qualificação e logística”, pontuou o comandante salientando ainda o nível dos formando, que segundo disse 66% contam com curso superior e que com a parceria com o IFTO 100% terão o terceiro grau.

Unidades Policiais Militares 

O Diário Oficial dessa quinta-feira também traz o Decreto de número 6.564 que Institui Unidades Policiais Militares - UPM e unidades administrativas de execução no âmbito da Polícia Militar. O governador assinou o decreto que cria cinco unidades policiais. 

Pelo decreto são criados na estrutura da PM o 10º BPM, com sede administrativa em Arraias; 11º Batalhão de Polícia Militar, em Dianópolis; 12º Batalhão de Polícia Militar, com sede administrativa em Taguatinga; 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional; 2ª Companhia Independente de Polícia Milita, em Xambioá; e a 7 ª Companhia Independente de Polícia Militar de Alvorada.

Promoções 

Um dos momentos mais celebrados na solenidade, para a tropa, foi a assinatura de promoções no quadro de praças policiais militares para soldados pelo critério de antiguidade. A partir do ato, as promoções foram então publicadas no Diário Oficial do Estado, e automaticamente, incluídas na folha de pagamento.

Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa também destacou o fim das graduações de soldados de primeira e segunda classe no quadro dos policiais militares e bombeiros militares. Com a extinção, foi retomada a forma única de designação, Soldado. A alteração também unifica o subsídio, considerando o maior valor. (Com informações da Secom)

Confira o DOE completo aqui.

Leia Também: Governador extingue Soldado 2ª Classe no Plano de Carreiras Militar no Tocantins. 

Governador edita MP garantindo que militar seja promovido a soldado no início da carreira no CBM/TO.