Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha

Ao assumir o transporte público coletivo na Capital, a Prefeitura de Palmas iniciou uma série de medidas e mudanças que têm como objetivo transformar a prestação desse serviço para melhor atender à população. Além de estudo técnico para analisar o impacto de gratuidades para determinados públicos, anunciado pela prefeita Cinthia Ribeiro, toda a frota de ônibus, estações de embarque/desembarque e toda a estrutura de suporte ao transporte coletivo, receberá nova identidade visual.

Também está prevista a licitação para a construção de novos abrigos, sistema de faixa exclusiva e contínua para os ônibus, dentre outras medidas em estudos. Com as medidas iniciais adotadas, as novidades serão anunciadas logo no início de fevereiro. Para aproximar o cidadão que utiliza o serviço da Gestão Municipal, será criado um canal exclusivo de diálogo. 

O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves, explica que a Prefeitura de Palmas tem o objetivo de implementar o pensamento que a mobilidade urbana do cidadão é um direito social que deve ser garantido pelo Poder Público. "Após o fim dos contratos de concessões, a Gestão Municipal viu a possibilidade de construir mecanismos orçamentários e jurídicos para a ampliação do sistema de gratuidades, reformas e construção de novos equipamentos e estruturas voltadas ao transporte coletivo."

Cronologia

No dia 29 de novembro de 2022, a Prefeitura de Palmas criou a ATCP e assumiu a operação do serviço no dia 1º de dezembro. “Ao assumir o transporte coletivo de Palmas, a Gestão Municipal quer implementar o seu caráter público e atender os interesses dos usuários que utilizam o serviço. E as medidas para garantir essas melhorias estão sendo adotadas pela ATCP desde quando assumiu o serviço, seguindo as orientações da prefeita Cinthia Ribeiro”, explica presidente Chaves.

No último dia do ano de 2022, 31 de dezembro, a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou nas redes sociais as linhas gratuitas de transporte público para a população se deslocar para a Praia da Graciosa para participar da Festa da Virada. Na mensagem, a gestora fala que a tarifa zero no transporte coletivo é uma realidade no Brasil e pode ser também em Palmas. (Secom Palmas)