Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

As aulas da rede municipal de ensino de Araguaína retornam na próxima quarta-feira, 2, e a expectativa da Prefeitura é receber mais de 22 mil alunos. Todas as escolas e creches estão sendo preparadas para receber os estudantes.

“Nossa expectativa é sempre muito boa para o início de um novo ano letivo. Estamos preparando tudo com muita dedicação para receber nossos estudantes na próxima semana e reforçamos que ainda há vagas e ainda dá tempo de garantir o ano de quem não está matriculado”, disse o superintendente da Educação, Railon Borges.

Matrículas

As matrículas continuam sendo feitas nas secretarias das unidades de ensino da cidade e da zona rural. Desde o início deste mês, a Prefeitura abriu 4 mil novas vagas nas unidades de ensino da cidade.

Os pais ou responsáveis devem procurar o local em que seu filho será matriculado das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, munidos de cópias da certidão de nascimento da criança, do cartão de vacina atualizado, do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), do RG, CPF e duas fotos 3x4.

Outros documentos

É necessário também cópias das seguintes documentações dos pais ou responsáveis: cartão do benefício Auxílio Brasil ou NIS, comprovante de endereço, RG, CPF e da certidão de casamento. Além da transferência escolar, no caso do aluno que será remanejado de escola. Para crianças com deficiência ou intolerância alimentar, é necessário a apresentação do laudo médico no ato da matrícula.

Preparativos para o retorno

Na próxima terça-feira, 31, às 8 horas, será a abertura do ano letivo 2023 para os profissionais da educação com as palestras: “Gestão do tempo pedagógico” e “Educação para a igualdade étnico-racial que será transmitida como instrumento de fortalecimento da democracia e para transformação social”.

Mais de 1.270 professores da Rede Municipal devem participar do evento que será realizado pelo Youtube, no canal da Diretoria de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação.

Mais segurança

Para reforçar a segurança no trânsito no retorno às aulas, o Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT levará blitzen educativas para a porta das escolas, com a entrega de panfletos, orientações sobre uso da faixa de pedestre, idade para andar no banco da frente, uso do capacete, uso correto da cadeirinha, entre outras.

Estrutura

Atualmente, o Município conta com 78 unidades de ensino, entre escolas e creches que possuem toda a estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Araguaína. A Rede Municipal de Ensino tem capacidade total para atender 25 mil alunos e estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas, incluindo salas com ar-condicionado em todas as unidades, inclusive as da zona rural.