Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Representantes da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participaram de duas Audiências Públicas no município de Couto Magalhães, região centro-norte do estado, para apresentar soluções relacionadas ao fornecimento de água tratada no Povoado Campo da Missa e no Distrito de Peixelândia. Os encontros ocorreram na última quarta-feira, 25 de janeiro.

Campo da Missa

Na primeira audiência, realizada no Povoado Campo da Missa, a equipe da Agência, chefiada pelo presidente da Autarquia, Davi Goveia Junior, explicou como funcionará o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água que atenderá a demanda da população local. Após a apresentação inicial, a equipe tirou dúvidas da população e definiu o local onde o sistema será instalado.

Durante a audiência, o presidente da ATS ressaltou a importância da instalação do novo sistema que trará mais conforto e qualidade de vida à população do assentamento, uma das determinações do governo do Estado.

“A audiência para a implementação do novo sistema de abastecimento coletivo foi positiva. O governador Wanderlei Barbosa determinou celeridade para atendermos essa demanda o quanto antes. Hoje, estamos aqui para definir onde aplicar a rede para atender mais pessoas a partir de março. Além de atuarmos em regiões urbanas, a ATS tem o seu lado social que é levar água tratada e de qualidade para todos, inclusive às famílias assentadas que ainda não tem acesso a esse benefício em todas as regiões do nosso estado”, afirma o presidente.

O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos, agradeceu a disposição da equipe da Agência e elencou alguns dos benefícios que o novo sistema trará à comunidade local.

“A audiência veio em boa hora, porque atende uma demanda antiga dessa comunidade. Já faz 20 anos que esses cidadãos estão aqui e boa parte do assentamento sofre muito com a falta de água no período de estiagem e o novo projeto trará segurança hídrica, conforto e qualidade de vida. É com muita alegria que a comunidade e a administração recebem a visita da ATS, para a implantação definitiva desse sistema de abastecimento”, destaca o gestor.

Representando os moradores do P.A. Campo da Missa, o lavrador Josimar Batista da Silva Cabral aguardava com grande expectativa pela notícia da implantação do novo sistema.

“É importante para todos, porque faltava água no verão e, com a essa nova estrutura, facilitará o acesso à água e trará mais qualidade de vida aos assentados”, declara Josimar Batista.

Sistema de Abastecimento Coletivo

O novo Sistema de Abastecimento Coletivo é composto um Poço Tubular Profundo (PTP), equipado com sistema de tratamento de água, Reservatório Apoiado (RAP) com capacidade de 10 mil litros, um chafariz que poderá ser acessado por todos os moradores do assentamento 24 horas por dia e uma Rede de Distribuição e Abastecimento de Água com cerca de 1.600 metros de extensão.

A previsão é de que o sistema comece a ser instalado já no início de março e entre em operação o quanto antes para atender as mais de 30 famílias assentadas no P.A Campo da Missa.

Distrito de Peixelândia

No início da tarde, já no Distrito de Peixelândia, a equipe da ATS participou de outra Audiência Pública junto à população para propor, a pedido do poder Executivo municipal, que a Agência seja responsável pela administração do Sistema de Abastecimento e Distribuição de Água local.

Nova Concessão

Durante a audiência, a população foi informada sobre o processo de captação, tratamento e distribuição de água aos moradores do Distrito.

O diretor de produção da ATS, Marcos Antônio da Silva Júnior, explicou os benefícios do fornecimento da água tratada conforme determinação do Ministério da Saúde.

“Estamos felizes em contribuir para com a comunidade de Peixelândia, no município de Couto Magalhães, dando início à operação no sistema de abastecimento de água, podendo fornecer água tratada e de qualidade aos moradores dessa localidade. Sabemos o quão importante é oferecer água tratada para população do estado do Tocantins”, afirma o diretor.

Tarifas

Ainda durante a reunião, o gerente comercial da Agência, Bruno Queiroz, esclareceu dúvidas a respeito da tarifa social e o faturamento sobre a cota mínima.

“Tivemos oportunidade de explicar aos moradores sobre as tarifas cobradas pela ATS. Aqueles clientes que consumirem até 10 metros cúbicos de água no mês, pagaram uma tarifa fixa no valor de R$ 42,30. Já aqueles clientes que se encaixarem na tarifa social terão um desconto de até 69%, e vão pagar, em média, R$ 13,11. Também pudemos informar a população do Peixelândia mais detalhes sobre como funcionará nosso modelo de concessão e tirar demais dúvidas in loco”, pontua o gerente.

População

Participante ativo da Audiência Pública, o presidente da colônia de pescadores instalada em Peixelândia, Irenovam Lopes do Santos, aprovou a iniciativa e se mostrou animado para receber os benefícios da nova concessão.

“A audiência foi muito proveitosa. Sou morador da região desde 1997 e, até hoje, estou usufruindo da água de graça, sempre paga pelo governo e o gestor público do nosso município. Com essa nova demanda fico satisfeito com a chegada da ATS, porque a agência colocará uma água de qualidade para cada morador. Fico grato a cada funcionário, só tenho a agradecer ao pessoal da agência pela disposição de esclarecer as dúvidas da nossa população”, disse o representante da comunidade.

Poder Legislativo

A vereadora do Município de Couto Magalhães, professora Eliane, fez questão de aprovar a proposta da nova concessão, que na sua opinião, resolverá uma demanda antiga da população do distrito.

“A conversa foi grandiosa com a equipe técnica da ATS. Aqui no distrito de Peixelândia, os servidores explicaram as situações que devem ser resolvidas. Eu e os moradores estamos satisfeitos com o resultado dessa audiência. A população ficou feliz, pois com a nova concessão, haverá mudanças significativas na qualidade de vida, na saúde e no conforto em âmbito doméstico.” concluiu a vereadora.

Participaram das audiências, além da população local, representantes do poder executivo e legislativo municipal.