Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou uma tarde de integração e oferta de serviços para 11 famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao durante a tarde desta quinta-feira, 26. O evento contou com parceria da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Educação (Semed), Defensoria Pública do Tocantins (DPE), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas). As famílias foram apresentadas e cadastradas em serviços que envolvem saúde, educação, trabalho e assistência social.

O evento denominado “Caminhos do pertencimento, indígenas Warao em terras brasileiras”, foi realizado em um abrigo no setor Santa Bárbara e contou com a presença de parceiros da ação. Teve entrega de kits para a volta às aulas e cadastramento das crianças da comunidade na rede de ensino do município. Marluce Albuquerque, diretora de Proteção Social Especial, reforçou durante a ação, sobre a importância das crianças frequentarem a escola, condição importante para manter o benefício do Bolsa Família.

Foi realizado também a atualização de dados de cada família no CadÚnico, bem como entrega de kits de higiene e do cartão do Restaurante Popular, que faz parte do programa que oferta a refeição no valor de R,00. No total, 47 pessoas foram devidamente cadastradas.

Novo Endereço

As 11 famílias costumavam viver em dois abrigos diferentes, um grupo no Santo Amaro e outro no Santa Bárbara. O encontro foi uma forma de firmar a união dos dois grupos, que nesta sexta-feira, 27, passam a residir no mesmo endereço. As famílias irão dividir o abrigo do setor Santa Bárbara, que passou por reforma na estrutura recentemente.

“Passamos a tarde conversando com as famílias e dando o suporte necessário para integrar e reforçar a inclusão social desses 47 venezuelanos, adultos e crianças, com a inclusão nos programas de assistência social. Estamos trabalhando para garantir que os direitos deles sejam protegidos, e fazer o possível para que se sintam bem como moradores e integrantes dessa cidade", afirma a secretária Adriana Aguiar, que esteve presente no evento, entregou kit de volta às aulas para as crianças e garantiu aos pais que o município está à disposição para ajudá-los em busca de seus direitos e deveres.

A ação será finalizada com 'chave de ouro' na segunda-feira, 30, com um jantar que inclui comidas típicas e músicas regionais, para as famílias.

Famílias Warao

Para o cacique Alnis José Medina Rivas, da família Warao de Santo Amaro, o encontro foi importante para construir novas conexões. “Preciso conversar com os representantes, para saber do melhor para minha família, queremos poder contar com saúde, educação para as crianças. Por enquanto precisamos de alimento, é importante as crianças na escola, porque elas têm acesso ao alimento também”, comenta o cacique, que afirma querer ter independência com a conquista de emprego para todos.

O cacique Hernan José Rivero Perez agradeceu a ajuda do município para com o imigrante venezuelano. Hernan afirma que, com a formação dos poderes, presentes no evento, e a sua excelência na organização, ele tem certeza que futuramente, mais imigrantes serão ajudados a conseguir buscar seu caminho e que está aberto a essa integração, fortalecendo os laços entre as casas. (Secom Palmas)