Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (E), ao lado do vice-líder Ricardo Ayres

Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (E), ao lado do vice-líder Ricardo Ayres Foto: Douglas Gomes

Foto: Douglas Gomes Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (E), ao lado do vice-líder Ricardo Ayres Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (E), ao lado do vice-líder Ricardo Ayres

Ricardo Ayres (Republicanos/TO) tomou posse como deputado federal nesta quarta-feira, 1º de fevereiro e, logo após a solenidade, assumiu a vice-liderança do Republicanos, um dos maiores partidos do Congresso Nacional, com 42 deputados e quatro senadores. 

Assim como o líder, o vice-líder pode expressar a opinião dos partidos que representa e participa da reunião do Colégio de líderes, órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário. Ayres é o único parlamentar tocantinense neste cargo.

O convite foi feito pelo líder do partido, o deputado federal Hugo Mota (PB). Ricardo Ayres agradeceu a confiança da sigla e destacou que trabalhará ainda mais pelos projetos que visam à retomada do crescimento do Brasil. “Sei do desafio que assumo, principalmente neste momento de pacificação que o Brasil enfrenta, e farei o melhor no desempenho da função, prezando pelo trabalho em equipe e na defesa dos interesses do país e do Tocantins. O Republicanos é um partido forte e coeso e assim nortearei minhas ações”, disse.

Além de conduzir a discussão e a votação de propostas, os líderes e vice-líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder ou vice-líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. Nas comissões, têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.