Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Diretoria de Capacitação Continuada (Dicap), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Secad), inicia nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a oferta de cursos para o ano de 2023 aos servidores estaduais. No ambiente virtual de aprendizagem são ofertados 19 cursos em diversas áreas.

Segundo informações do secretário da Administração, Paulo César Benfica, a orientação do governador Wanderlei Barbosa é tornar a capacitação ao servidor do Estado ainda mais eficiente e humanizada. “Os planos são de ampliação das capacitações. Recentemente tivemos um curso sobre as diretrizes da nova lei de licitação, foi o primeiro dentre outros que já estão programados para os próximos meses,” informou.

De acordo com o diretor de Capacitação Continuada, Eliardo Rodrigues, o desafio é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado e ampliar a oferta de cursos, uma vez que a Unicet sempre primou pelo bem-estar do servidor. “Todo servidor público tem que amar o que faz e, sobretudo, ter a compreensão que estamos aqui para servir. Vamos trabalhar dando sequência a tudo que foi feito anteriormente e já estamos também articulando a criação de cursos que sejam voltados para a saúde do servidor”, destaca o diretor.

Mais Capacitação

Com dados da Diretoria de Capacitação Continuada (Dicap), no ano de 2022, a Unicet ofertou 22 cursos de formação, capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de servidores estaduais, na área de Administração Pública; Gestão Governamental; Tecnologia; Inovação; Redação; Legislação e Liderança. No total, foram emitidos mais de 24 mil certificados.

Para o servidor Rian Vidal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), que participou do Workshop sobre a nova lei de licitação destacou que “a capacitação foi ótima, pois o professor ensinou como utilizar na prática a nova lei de licitações, que é uma ferramenta importante na construção de documentos e processos de aquisição de bens e serviços na gestão pública”, frisou.

Segundo a servidora Marília Baroni, o Workshop foi fundamental para aprimorar os processos internos de trabalho dentro da Secretaria. “Foi ministrado de forma técnica e clara, tendo atendido totalmente as expectativas. Ficaremos atentas para a disponibilidade de novos cursos, pois isso contribui de forma significativa para o trabalho dos servidores estaduais”, revela a servidora.

Cursos Disponíveis

Atualmente dezenove cursos estão disponíveis, com novas turmas a partir de 1° de fevereiro. Os cursos são: Media Training para Secretários, Técnicos e Chefes de Assessorias de Comunicação; Integração Pessoal para Novos Servidores do Poder Executivo Estadual; Trabalho Remoto no Serviço Público: Eficiência e Produtividade; Compliance e Governança no Setor Público; Descomplicando: Microsoft Office, Internet e CorelDRAW na Administração Pública; Cidadania e Direitos Humanos: Inclusão e Igualdade; Estratégias de Inovação no Serviço Público Estadual; Transformação Digital, Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público; Elaboração de Contratos, Acordos, Termos e Relatórios Administrativos e Técnicos no Setor Público; Acesso à Informação e sua Aplicabilidade na Gestão Pública; Gerenciamento Eficiente: Planejamento, Organização e Controle na Gestão Pública; Certificação Digital e Segurança da Informação nos Órgãos Públicos; Competências Emocionais e Eficiência em Gestão Pública; Redação, Leitura e Compreensão de Textos Oficiais; Expertise em Webconferência; Formação de Instrutor da Educação a Distância; Design Thinking para Inovação no Setor Público; Elaboração Legislativa no Executivo Estadual - Logística, Governança e Avaliação; Formação e Desenvolvimento de Liderança no Serviço Público.

Inscrições

Para se inscrever, o servidor deverá acessar a plataforma (unicet.to.gov.br) e usar o CPF para usuário e senha. Caso o servidor não tenha se cadastrado ainda na Plataforma será necessário enviar, previamente, um e-mail para unicet@secad.to.gov.br com os seguintes dados: CPF; Nome completo; Endereço de e-mail; Cidade; Telefone; Órgão; Lotação; Matrícula e Cargo.