Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcio Mazaron

Foto: Marcio Mazaron

Com 11 episódios de 30 minutos, “Amazon Fashion” revela o mundo da moda da região Norte do País e as iniciativas que fortalecem o segmento da cadeia produtiva da moda na Amazônia, com suas diferenças de outras regiões do Brasil. Especialmente pelo uso dos recursos naturais, imprimindo na moda e na beleza estampas coloridas, as influências indígenas, o couro de animais aquáticos em bolsas e calçados, e sementes e o capim dourado em uma infinidade de produtos femininos e decorativos.

Cada episódio é dedicado a um tipo de produto, como ele se insere no universo fashion, da origem do material à criatividade de estilistas e artesãos regionais, que aliaram elementos locais a looks criativos e atuais. Além disso, a moda original da região Norte revela a beleza dos produtos regionais em desfiles e eventos, onde podemos mostrar o resultado final deste importante polo produtor sendo usado pelos consumidores.

Filmada em cidades da região Norte do país, como Itacajá, Xambioá, Tocantinópolis, Palmas, Ponte Alta, Mateiros e povoado de Mumbuca, no estado do Tocantins; Belém, no Pará; e Manaus, no Amazonas, a série mostra criações de vestuário, acessórios e biojoias, desde o artesanato feito pelos índios Krahôs; matérias-primas típicas da região, como o capim dourado e sementes do cerrado; a moda inspirada no estilo indígena e com materiais como o couro de peixe; até as joias mais sofisticadas, produzidas a partir de material regional, e produtos e fabricações sustentáveis.

O diretor Nival Correia dirigiu, recentemente, a série de ficção infantil “O Boneco de Barro e o Rei” para a TV Brasil, a série “Esporte é Saúde”, o longa metragem “O diário de Ana”, o longa metragem “Anonimous ”, o longa “Sol da Bahia” para o canal Cinebrasil TV e o curta metragem 'Menina Bonita de Tranças'.

Produzida pela HL Filmes, através de recursos do FSA, a série, que conta com equipe tocantinense, tem criação de Hermes Leal, que também assina o roteiro e a produção, direção de Nival Correia, direção de fotografia de Marcio Mazaron e coordenação de produção de Juliane Almeida. “Amazon Fashion” foi exibida no canal Fashion TV e estreia nesta quinta-feira, 2 de fevereiro Canal Arte 1, às 22h.

A produtora

A HL Filmes é uma produtora de cinema e televisão sediada em São Paulo e em Palmas, no Tocantins, com cinco longas-metragens e quatro séries documentais produzidas recentemente.

Entre os filmes, destaca-se o longa-metragem “Idade de Água” (2018), do famoso Orlando Senna, diretor do premiado “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1980), o último dos cineastas do Cinema Novo, que já acumula grande participação e prêmios em festivais de cinema no Brasil e em vários países, como Espanha, Chile e Cuba, sendo consagrado melhor filme no Festival Internacional de Cine del Água, na Argentina, em 2021. O filme foi exibido no Amazon Prime Vídeo e está́ disponível no Vivo Play, Now e Pluto.

Em 2020, a produtora recebeu dois prêmios do ProAC do governo de SP, através da Lei Aldir Blanc, para o desenvolvimento de dois projetos, ambos de Hermes Leal: a 2ª temporada da série documental “Cineastas” (10 episódios de 45 minutos, 2017), a qual a 1ª temporada já percorreu diversas janelas, os canais Prime Box Brazil (2017), Curta! (2019-2020) e A&E (2020/2021), e disponível no Vivo Play, e o longa documental “A Imagem do Brasil”, em que o cineasta analisa questões subjetivas do pensamento do brasileiro em relação a sua própria imagem.

Atualmente, a HL Filmes se prepara para produzir seu primeiro longa e sua primeira série de ficção. O filme do premiado cineasta Lírio Ferreira (“AcquaMovie”), “Antes que o Sonho Acabe”, com distribuição da O2 Play. E a série original “A Resistência”, desenvolvida pelo escritor e roteirista Hermes Leal. Está produzindo também o longa “Vermelho”, novo filme de Orlando Senna.

Na região Norte, a produtora tem como foco a produção de filmes e séries de TV que retratam o desenvolvimento da diversidade cultural, geográfica e econômica do Brasil, como também no seu favorecimento e inclusão da cultura brasileira desta região nos contextos das questões globais.

Entre as obras, destaca-se a série “Amazon Fashion” (2020), com direção de Nival Correia, sobre a moda sustentável na Amazônia, exibida no Fashion TV. E o documentário-ensaio “Sol da Bahia” (2021), de Orlando Senna, sobre uma visão diferente sobre a independência do Brasil.

A HL Filmes lançou também os documentários “Araguaia”, (Vivo Play, Now, Looke), sobre a guerrilha que mobilizou a maior tropa no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, e “A Lei e o Medo” (Vivo Play, Now, Looke e Sky Play), sobre o temor da perda de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018, ambos de Hermes Leal.

E ainda produziu a série filosófica “Pensamento Contemporâneo”, de Hermes Leal, baseado no Café Filosófico da TV Cultura, exibida no CineBrasilTV (2017) e no Canal Curta! (2018) e disponível na Amazon Prime Vídeo e no Looke. E a série sobre cinema, “Cinema em Transe”, exibida no Prime Box Brazil (2019) e A&E (2020-2021).

Lançou, em 2022, a série “Na Força da Lei”, de Hermes Leal, no canal CineBrasilTV, sobre as alterações nas leis do Brasil com a mudança de governo.