A Prefeitura de Porto Nacional iniciou nesta segunda-feira, 6, no 5º Batalhão de Polícia Militar, o curso de Treinamento Ostensivo e Tiro da Guarda Municipal, com vistas a habilitar os 27 guardas do município a utilizar o armamento que normalmente é usado pela PM. De acordo com a superintendência da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, a metodologia será de acordo com o Sistema Nacional de Armas, do Ministério da Justiça, e terá etapas classificatórias e eliminatórias.
A formação terá 93 horas em aulas teóricas que serão ministradas no Quartel da Polícia Militar e 193 em aulas práticas que deverão ser realizadas em um Estande de Tiro localizado em Palmas.
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, acompanhou de perto o início das aulas e falou sobre o esforço e as lutas dos Guardas Municipais. “A nossa valorosa Guarda Municipal sempre se colocou à disposição de poder prestar um bom trabalho e hoje nós estamos aqui nessa aula inaugural justamente aperfeiçoando e fortalecendo um trabalho que já é executado porém, agora de forma mais efetiva e com o armamento, algo que também eles também lutaram na condição de servidores”, afirmou Ronivon Maciel.
Já para o inspetor, Francisco Alexandre Costa, a Guarda de Porto Nacional está pronta para fazer o curso de formação. “Esse era um sonho almejado pela Guarda Municipal e hoje esse sonho finalmente está sendo concretizado pela atual Gestão de Porto Nacional. A sociedade portuense só tem a ganhar, a Guarda Municipal está pronta para fazer esse curso de tiro e logo em seguida as guarnições estarão nas ruas", disse.