Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína dá um passo importante para a transformação digital com o anúncio da ativação do sinal 5G, realizado nesta segunda-feira, 6, durante um encontro entre o prefeito Wagner Rodrigues e o senador Eduardo Gomes (PL). O evento realizado no anexo da Prefeitura, no Centro, teve participação ainda de secretários municipais e autoridades políticas. A previsão é que, nos próximos 15 dias, a conexão esteja totalmente em funcionamento.

A iniciativa é da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que disponibilizou os equipamentos para Araguaína e mais 13 cidades no Brasil, escolhidas porque estão em processo de transformação digital acelerada.

Em um primeiro momento, o sinal será usado para agilizar a comunicação e a troca de informações e dados entre os órgãos públicos municipais no centro da cidade. O sinal será distribuído a partir de 15 luminárias inteligentes instaladas entre as ruas Sete de Setembro e Gaúcha, e na Rua 25 de Dezembro, entre as ruas das Mangueiras e dos Maçons. O equipamento é formado pela luminária, câmera de videomonitoramento e a antena para disponibilizar o sinal.

O prefeito Wagner destacou que a conexão 5G é um marco decisivo no desenvolvimento de Araguaína. “Estamos revolucionando a forma como Araguaína irá se conectar e os resultados para os cidadãos e a classe produtiva da nossa cidade serão impactantes. Em breve, nossa expectativa é disponibilizar sinal de wi-fi gratuito em vários pontos da cidade a partir do 5G”.

Araguaína sai na frente

A nova tecnologia oferece várias oportunidades para a cidade ampliar sua referência econômica no Tocantins e em toda a região norte do Brasil. O senador Eduardo Gomes chamou atenção para essa vocação. “Araguaína sai na frente com o 5G e fortalece a fama de pioneira em diversas iniciativas no nosso Estado. Inclusive, a operadora Claro já confirmou presença com o 5G na região”.

Uma das grandes vantagens do 5G é permitir que o município amplie as fontes de arrecadação, uma vez que poderá alugar as luminárias para as operadoras de telefonia celular distribuírem os sinais, conforme informou o diretor da ABDI, Carlos Geraldo Santana.

“Faremos de Araguaína um polo de estudo para avançar com a expansão desse projeto do 5G para outras cidades do país. A tecnologia também vai transformar o setor produtivo, uma vez que vai permitir que a cidade se torne um ambiente favorável para a atração de startups”, disse o diretor.

Tecnologia inclusiva

A primeira etapa da tecnologia 5G em Araguaína será a integração dos órgãos públicos na região de abrangência das luminárias. Com a expansão dos equipamentos pela cidade, a conectividade chegará às escolas, creches, unidades de saúde e outros equipamentos públicos municipais. E a etapa final é permitir que o sinal de internet seja disponibilizado para a população em espaços de grande circulação de pessoas a partir das antenas de wi-fi.

“Isso vai permitir também que possamos levar internet para comunidades mais carentes e afastadas do centro urbano, democratizando o acesso. Outro ponto bastante positivo é o uso das imagens em alta definição das câmeras para aumentar o nível de segurança de Araguaína”, reforçou o secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza.

Conhecendo mais a 5G

Araguaína é a segunda cidade no Brasil a ter o sinal do 5G ativado dentro do projeto Conecta 5G, encabeçado pela ABDI com o apoio do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A primeira foi Curitiba (PR) e os municípios de Maceió (AL) e 12 municípios do país: Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA) também fazem parte da iniciativa.

Segundo a ABDI, a velocidade de conexão é cerca de 10 vezes mais que a 4G e permite que, em um raio de um quilômetro quadrado, um milhão de pessoas possam se conectar ao mesmo tempo. Na 4G, essa capacidade é de 10 mil pessoas.

Ainda de acordo com a ABDI, o programa será desenvolvido durante 36 meses e, nesta primeira fase, os recursos são da ordem de R$ 22 milhões da associação e R$ 47 milhões oriundos dos municípios parceiros. A luminária inteligente usada no projeto foi desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu.

Uma das principais vantagens da 5G é o baixo custo para implantação, já que permite que as estruturas e equipamentos de instalação possam ser fabricados por empresas distintas. Antes, com a 4G, tudo se concentrava em um único fabricante.