Ciência & Tecnologia

Foto: Zack Stencil/MCom

Foto: Zack Stencil/MCom

No primeiro semestre deste ano, 104 municípios no Estado do Tocantins se tornaram aptos para o processo de implementação do sinal de telefonia móvel 5G.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que tem trabalhado para avançar, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e às operadoras de telefonia móvel, a implantação do sinal por todo o País.

“Expandir o 5G é revolucionar diversos setores do País, desde a indústria, educação, saúde e entretenimento. Seguiremos com o avanço na expansão do sinal e o cronograma estipulado no leilão 5G está sendo cumprido. Nosso compromisso é levar o 5G para o todo o Brasil”, disse Juscelino.

A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas que vão receber o serviço.

710 mil habitantes beneficiados 

A implementação do 5G no Tocantins beneficiará mais de 710 mil habitantes. Segue a lista das localidades beneficiadas: Aguiarnópolis, Almas, Alvorada, Ananás, Angico, Araguaçu, Araguatins, Aurora do Tocantins, Barra do Ouro, Cachoeirinha, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Centenário, Combinado, Conceição do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Dueré, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lavandeira, Lizarda, Luzinópolis, Natividade, Nazaré, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Sandolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Félix do Tocantins, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins, Talismã, Tocantinópolis, Tupiratins, Abreulândia, Aliança do Tocantins, Aragominas, Araguacema, Araguanã, Arapoema, Arraias, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Carmolândia, Caseara, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Couto Magalhães, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Goianorte, Guaraí, Gurupi, Itaguatins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Marianópolis do Tocantins, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Muricilândia, Nova Olinda, Novo Acordo, Palmeirante, Pau D'Arco, Pindorama do Tocantins, Piraquê, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Presidente Kennedy, Rio Sono, Santa Fé do Araguaia, Santa Rita do Tocantins, São Valério, Tupirama, Wanderlândia, Xambioá.

2 anos de 5G

O 5G completou neste mês dois anos do início de sua implantação no Brasil. Brasília foi a primeira capital a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022.


O 5G é uma tecnologia até 10 vezes mais rápida que o 4G, possibilitando a conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e possui baixa latência.

Hoje, de acordo com dados da Anatel, 753 municípios estão com a infraestrutura necessária já licenciada para a ativação, nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz).

A limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o serviço possa ser ofertado é de responsabilidade da Anatel – e mais de 1,6 mil municípios já estão aptos a receberem a tecnologia.

Leilão 5G

O certame estabeleceu um cronograma para a ativação da quinta geração de dados móveis de acordo com a quantidade de habitantes nas localidades e as operadoras têm a liberdade de seguir seus planejamentos de implantação, desde que cumpram os prazos.

O edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada no final de 2021, estabelece compromissos para que todas as cidades do país tenham sinal 5G até o final de 2029.

Esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G.