Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) capacitou mais uma turma com o curso de manejo e aplicação de vacina contra a brucelose, realizado no município de Silvanópolis. O curso teve início na terça-feira, 7, com a aula teórica para 30 alunos sobre a legislação e sintomas da doença.

Nesta quarta-feira, 8, foi a vez dos alunos participarem da aula prática, realizada na Fazenda Retiro, que consistiu na aplicação da vacina contra a brucelose e marcação das bezerras vacinadas.

O objetivo do curso é promover a conscientização dos trabalhadores e produtores rurais sobre os riscos que a doença pode trazer. “A brucelose é uma zoonose que pode acometer tanto o animal, quanto o homem. Portanto, é de suma importância a vacinação, sendo essa a forma mais eficaz de evitar a doença no rebanho”, explica o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

É importante ressaltar que o curso é uma exigência prevista na legislação, na qual a aplicação da vacina contra a brucelose somente poderá ser realizada por profissionais capacitados e cadastrados junto à Adapec, tendo em vista que o mau manuseio pode trazer riscos à saúde do aplicador.