A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) inicia na próxima segunda-feira, 10, o monitoramento para comprovação de ausência do vírus da Influenza Aviária (IA) e da Doença Newcastle (DNC) na avicultura comercial e de subsistência em 20 municípios tocantinenses. A ação integra o Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, as equipes técnicas da Agência realizarão visitas nas propriedades rurais com avicultura comercial ou de subsistência, onde será feita a coleta de material biológico para diagnóstico de IA e DNC. “Na oportunidade, também realizaremos inspeção clínica nas aves e orientaremos os produtores sobre a prevenção dessas doenças, reforçando a importância da notificação de enfermidades nos plantéis junto à Adapec,” destacou Sérgio Liocádio.
O gerente ainda ressaltou que o Tocantins é cortado por rotas de aves migratórias e, por isso, as pessoas que frequentam locais onde essas aves pousam, como praias, lagos, entre outros, devem adotar medidas de segurança, como evitar o contato direto com os animais, principalmente se estiverem doentes, e comunicar a Adapec caso percebam aves com sintomas de enfermidades.
O Tocantins é livre da Influenza Aviária e da Doença Newcastle e segue o Plano de Vigilância estabelecido pelo Mapa, que tem entre seus principais objetivos a detecção precoce nas populações de aves domésticas e silvestres, a comprovação de ausência dessas doenças na avicultura industrial e o monitoramento de cepas virais da IA para subsidiar estratégias de saúde pública e saúde animal.
Municípios selecionados para o monitoramento
Aragominas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Aguiarnópolis, Araguaçu, Pugmil, Santa Rita do Tocantins, Angico, Santa Terezinha, Tocantinópolis, Formoso do Araguaia, Taguatinga, Darcinópolis, Monte Santo do Tocantins, Paranã, Fátima, Nazaré, Pequizeiro, Miracema do Tocantins e Oliveira de Fátima
Notificação
Em caso de suspeita da doença, o produtor deve procurar uma unidade da Adapec em um dos 139 municípios do Estado, ligar para o Disque Defesa pelo telefone 0800 000 4733, ou notificar pelo SISBRAVET, disponível no site da Adapec.

