Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Leo Barbosa é pai de criança com autismo que faz tratamento com substância derivada da cannabis sativa

Leo Barbosa é pai de criança com autismo que faz tratamento com substância derivada da cannabis sativa Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira Leo Barbosa é pai de criança com autismo que faz tratamento com substância derivada da cannabis sativa Leo Barbosa é pai de criança com autismo que faz tratamento com substância derivada da cannabis sativa

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) um projeto de lei para que o Governo do Estado forneça gratuitamente medicamentos a base de cannabidiol a pacientes com prescrição médica. Atualmente, pessoas que optam por esse tratamento precisam recorrer à justiça para ter acesso aos compostos.

O projeto é de autoria do deputado estadual Leo Barbosa (Republicanos) e foi apresentado no plenário da AL nessa terça-feira, 7. Barbosa é pai de uma criança autista que faz uso desse tipo de medicamento. “Sabemos da importância desse medicamento para quem se trata de asma, epilepsia, alzheimer, parkison e tantas outras síndromes”, defendeu Barbosa.

Segundo o parlamentar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já atestou a segurança do composto para uso medicinal. “Embora seja um assunto que ainda sofra um certo tipo de preconceito, pois o cannabidiol é um dos derivados da cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha; a eficiência no uso dos medicamentos em tratamentos já foram comprovadas cientificamente pela medicina”, afirma o deputado.

O autor do projeto disse ainda que já adiantou o assunto com o governador Wanderlei Barbosa que, segundo ele, “se mostrou sensível à causa”.

O projeto já tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Os deputados Cláudia Lélis (PV), Wiston Gomes (PSD) e Vanda Monteiro (UB) apoiaram a iniciativa de Barbosa e subscreveram o projeto.

Tratamento

No mundo, diversas doenças já são tratadas com terapias à base de cannabis, a exemplo da epilepsia refratária, convulsões, autismo, câncer, depressão, ansiedade, insônia, dependência química, dores crônicas, esquizofrenia, fibromialgia, náuseas, artrite, asma, síndrome de Dravet, síndrome de Tourette, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, esclerose múltipla, glaucoma, estresse, inflamações, Parkinson, Alzheimer, entre outras.