Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em julgamento realizado no Fórum da Comarca de Guaraí, na última terça-feira, 7, o Tribunal do Júri condenou um homem e uma mulher pelos crimes de feminicídio qualificado e ocultação de cadáver da jovem Thalia de Lima Costa, de 24 anos. O autor, de 20 anos, foi sentenciado a uma pena de 17 anos e a mulher, de 28, recebeu uma pena de 21 anos de reclusão.

As condenações dos dois indivíduos são resultado das investigações realizadas pela 5ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado - 5ª DEIC de Guaraí, as quais apontaram, de forma inequívoca que os dois condenados foram, de fato, os autores da morte da jovem Thalia, que residia na cidade, mas estava desaparecida desde o dia 11 de dezembro de 2021. 

O delegado titular da 5ª DEIC, Adriano Carrasco, explica que as investigações da PC-TO apontaram que no dia em que desapareceu, Thalia foi atraída para um falso encontro pelo homem com quem mantinha um relacionamento amoroso. “Sem perceber que estava indo para uma emboscada e encontraria a morte, a vítima entrou no veículo do autor e foi levada até o local, onde a mulher condenada já a aguardava”, explicou a autoridade policial.

Rendida, Thalia foi amordaçada e levada até uma região de mata, localizada entre as cidades de Guaraí e Colmeia, onde foi assassinada com vários golpes de punhal, que atingiram, sobretudo, o pescoço e o tórax. “Tão logo recebemos a notícia do desaparecimento iniciamos as investigações e diligências no sentido de elucidar o caso, que inicialmente era tratado com um sequestro”, disse o delegado.

Porém, somente 72 dias depois, as equipes da 5ª DEIC, com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), além de agentes de outras delegacias de Guaraí, chegaram até um casal que confessou o crime e indicou o ponto exato onde o corpo estava amarrado em uma árvore, em um local de mata fechada e de difícil acesso.

Com base nas informações, as equipes da Polícia Civil e da Perícia Oficial do Estado foram até o local e confirmaram o encontro do cadáver, que, posteriormente, após a realização de exames periciais foi reconhecido como sendo o de Thalia. “Diante dos fatos, o homem de 20 anos e a mulher de 28 foram presos pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver”, ressaltou.

Motivação

As investigações da 5ª DEIC também revelaram que a vítima foi morta devido a ciúmes da namorada do homem com quem se relacionava. “Thalia havia tido um relacionamento com o homem condenado e que teria sido descoberto pela companheira do indivíduo. Dessa maneira, os dois arquitetaram o plano para atrair e matar a vítima”, frisou o delegado.

O julgamento teve início na última segunda-feira, dia 6, avançou pela madrugada, e nas primeiras horas da terça-feira, 7, o Conselho de Sentença deliberou e acatou o teor das investigações da Polícia Civil, condenando os dois acusados. Assim, em poucos minutos, o juiz criminal leu a sentença de 21 e 17 anos de reclusão, e encerrou o julgamento.

O delegado Adriano Carrasco ressaltou o competente trabalho de investigação que foi realizado pela Polícia Civil e aproveitou a oportunidade para parabenizar a toda a equipe da 5ª DEIC de Guaraí. O inquérito policial foi muito elogiado, inclusive pela defesa dos réus, durante o julgamento. “Sem dúvida o resultado da investigação influenciou positivamente no resultado do processo. As condenações não trarão a vítima de volta, mas puderam aliviar um pouco a dor da perda suportada por familiares e amigos e também a sensação de impunidade”, pontuou o delegado.