Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue até o dia 17 de março com a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar 2022 – Situação do Aluno. Nessa fase da pesquisa estatística, os gestores dos estabelecimentos de ensino devem declarar no Sistema Educacenso as informações referentes ao rendimento e ao movimento dos alunos ao final do ano letivo de 2022, desde que tenham sido declaradas na primeira etapa– Matrícula Inicial.

A condição do aluno de aprovado ou reprovado é referente ao seu rendimento. Já as situações de transferidos, que deixaram de frequentar ou falecidos são os dados sobre movimento. Assim, todas as escolas do Brasil deverão preencher as informações sobre o alcance ou não dos requisitos de aproveitamento escolar e de frequência dos estudantes declarados na primeira etapa do Censo Escolar 2022.

A data prevista para divulgação dos resultados preliminares pelo Inep, da segunda etapa da pesquisa estatística, é dia 4 de abril no Sistema Educacenso; e os dados finais do Censo, em 19 de maio.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica, coordenado pelo Inep e realizado, no Tocantins em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abrange todas as escolas públicas e privadas.

Os relatórios do Censo Escolar servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações educacionais realizadas pelo Inep.