Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta última semana, a prefeita Josi Nunes, o secretário municipal de saúde Sinvaldo Moraes, o enfermeiro/diretor da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Marcos Vinicius Cardoso de Farias, acompanhados pelo secretário de governo Silvério Filho tiveram uma extensa agenda na capital federal, Brasília. Eles participaram de uma série de reuniões que aconteceram no Ministério da Saúde (MS) e apresentaram demandas da área referentes a Gurupi. 

A comitiva solicitou apoio para diversas ações como:

· O credenciamento de 37 agentes comunitários de saúde (ACS);

· Incremento de custeio para a Atenção Básica;

· Recursos para ações e serviços da Atenção Especializada/ Média Complexidade;

· Incremento para serviços de Alta complexidade;

· Recursos para construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);

· Recursos para revitalização da estrutura e aquisição de equipamentos para pôr em funcionamento nosso Centro Especializado em Reabilitação (CER);

· E uma reunião com a Área Técnica da Linha do Cuidado da Pessoa com Deficiência.

“As demandas apresentadas no Ministério da Saúde são muito importantes para Gurupi. No MS tivemos reuniões com as diretorias de Atenção Básica e Atenção Especializada. Sem falar que também visitamos vários parlamentares que representam nosso município e que nos deram respaldo positivo, para nos ajudar nesta tarefa de trazer melhorias para saúde municipal. Começamos nossas reuniões no Congresso Nacional bem cedo e saímos das visitas aos últimos gabinetes, por volta das dez horas da noite. A saúde de Gurupi é um assunto muito sério e não medimos esforços na busca de recursos para realizar todas as ações necessárias”, explicou a prefeita Josi Nunes.

“Realizamos reuniões muito construtivas no Ministério da Saúde. Foi de extrema importância apresentar nossas demandas. Temos liberdade para realizar articulações para atender propósitos muito relevantes para nossa comunidade como o credenciamento de 37 agentes comunitários de saúde, uma ampliação necessária para Gurupi. Também conversamos sobre recursos para ações e serviços da Atenção Especializada/ Média/ Alta Complexidade, como os realizados na Clínica da Mulher, Policlínica e Regulação. No geral, todas as áreas da saúde tiveram pontos significativos levantados”, afirmou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.