Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A batida do grupo Tambores do Tocantins vai contagiar foliões de Porto Nacional e de Palmas neste Carnaval. Sob a direção do músico Márcio Belo e com apoio da ONG Comsaúde, mais de 50 crianças e adolescentes vão assumir a percussão para entoar cantigas que focam a ancestralidade, ritmo e cultura popular. Todas as apresentações são gratuitas.

No município de Porto Nacional, a 63 km de Palmas, a Comsaúde realizará o Carnaval Popular de Porto Nacional. A agenda do Tambores nesta sexta-feira, 17, teve início com o Desenterro da Boiúna saindo da Catedral das Mercês e acompanhado pela percussão dos Tambores e a Banda Municipal de Porto Nacional.

A partir das 16 horas, haverá concentração e saída do "Arrastão dos Tambores", por meio de um cortejo pelas ruas dos setores Parque Eldorado, Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso e região de Porto Nacional, aberto a toda família. O cortejo contará com participação especial de estudantes da rede pública de Porto Nacional e o artista regional Everton dos Andes com a Boiúna e os Bonecos Gigantes.

Após o Arrastão, a partir das 18 horas, haverá matinê do Carnaval Popular com a Banda D'Vinil no Centro das Crianças Dra Heloísa Lotufo. À noite, a partir das 20 horas, os Tambores do Tocantins se apresentam na abertura oficial do Circuito de Carnaval de Porto Nacional na AV. Beira Rio.

Projeto

O projeto do Carnaval Popular da Comsaúde nasceu no carnaval de 2004. De acordo com Márcio Bello, a ideia surgiu com o objetivo de fortalecer as atividades e iniciativas carnavalescas desenvolvidas pelos grupos, coletivos de comunidade do Município que promovem a inclusão, através da arte e da cultura tradicional e popular, patrimônio imaterial do Tocantins.A realização é da Coordenação de Comunicação e Cultura da Comsaúde com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Nacional.

Palmas

Já na Capital, os Tambores do Tocantins sobem a serra para agitar o Carnaval do distrito de Taquaruçu. Haverá apresentações no sábado, domingo e terça-feira, 18, 19 e 21, respectivamente, com cortejo pelas ruas de Taquaruçu, show no Canto das Artes e show na Praça Maracaípe (veja agenda).

Tambores

A ideia do projeto Tambores do Tocantins teve seu início em 1992, quando o músico Márcio Bello teve o primeiro contato com as manifestações tradicionais do Tocantins. Neste contexto, surgiu a ideia do Projeto Tambores do Tocantins, primeiramente como forma de preservação da cultura e valorização dos mestres tradicionais do Estado e, posteriormente, como instrumento de inclusão social.

O projeto tem como missão contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades que tornem os saberes acessíveis a crianças, adolescentes e jovens estudantes. Os instrumentos confeccionados pelo grupo, além de terem um caráter artesanal, prestam homenagens aos povos que ajudaram a consolidar a cultura do povo do Tocantins. Para isso, os tambores são criados com cara de índio ou negro. Existem ainda instrumentos esculpidos com imagens de animais como anta, onça, preguiça e tamanduá.

O objetivo do grupo é contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades de conhecimento, estudo, pesquisa e vivência de manifestações tradicionais.

Agenda Tambores do Tocantins no Carnaval

Sexta-feira, 17 – Porto Nacional

8 horas: Desenterro da Boiúna programação da Prefeitura Municipal saindo da Catedral das Mercês com a participação dos Tambores, Banda Municipal de Porto Nacional, Boiuna e Bonecos Gigantes.

Carnaval Popular da Comsaude:

16 horas: Concentração no Centro das Crianças e saída do "Arrastão dos Tambores"- cortejo pelas ruas dos setores Parque Eldorado, Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso e região de Porto Nacional

18 horas: Matinê com Banda D'Vinil no Centro das Crianças Dra Heloísa Lotufo

Abertura do Circuito oficial de Carnaval de Porto Nacional na Avenida Beira Rio.

20 horas Tambores do Tocantins

Sábado, 18 – Taquaruçu 

17 horas: Cortejo Carnavalesco

Domingo 19 - Taquaruçu

17 horas: Cortejo Carnavalesco

23h55: Tambores do Tocantins no Canto das Artes

Terça-feira, 21 - Taquaruçu

22 horas: Carnaval de Taquaruçu Palco da Praça Maracaípe

--