Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Palmas, protocolou nessa quinta-feira, 16 de fevereiro, um ofício ao prefeito de Mateiros, na região do Jalapão, informando sobre o estado de greve dos profissionais da rede municipal de educação.

Em assembleia realizada nessa quinta-feira, 16, os profissionais da educação aprovaram o indicativo de greve, caso a gestão municipal não cumpra com a pauta reivindicatória da categoria.

A pauta incide na concessão do reajuste do piso do magistério dos anos de 2022 e 2023; aprovação de lei que institua o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Magistério municipal, uma vez que o município não dispõe, e a realização de concurso público para suprir o grande número de contratos na rede de ensino.

O estado de greve é a situação de mobilização sindical em que os trabalhadores anunciam um prazo para que o empregador possa buscar as tratativas junto à categoria para negociar um acordo antes de deflagrar a greve geral. Caso não haja um acordo, uma nova assembleia será convocada no prazo de 30 dias para apreciação de deflagração de greve, nos termos da lei geral de greve (Lei nº 7.783/1989).

“A cidade de Mateiros é a única da região do Jalapão que não pagou o reajuste do piso do magistério, a gestão não dialoga, não apresenta a folha analítica e ignora as reivindicações dos profissionais da educação, infelizmente, nos resta a possibilidade de greve”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.