Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína inicia na segunda-feira, 27, a vacinação de reforço contra a covid-19 com a Pfizer bivalente. Esse novo tipo de imunizante é uma versão atualizada contra a doença e pode oferecer uma proteção ainda maior contra as novas variantes da ômicron. As doses de reforço serão disponibilizadas somente para grupos prioritários que tenham tomado, no mínimo, duas doses da vacina monovalente.

"Para receber a dose bivalente da Pfizer é necessário que a pessoa seja do grupo prioritário. Se por acaso esse usuário tiver apenas uma dose da vacina monovalente, é preciso que receba a segunda para completar o ciclo de imunização inicial. Após alguns dias é que essa pessoa poderá receber a bivalente", explicou a diretora da Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

A meta é vacinar 90% da população alvo, totalizando 38.119 pessoas.

Quem pode vacinar

São parte do público prioritário e podem receber a vacina bivalente da Pfizer: os idosos acima dos 60 anos de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; e população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Onde vacinar

As vacinas estarão disponíveis nas 18 UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade, de segunda a sexta-feira. A UBS Araguaína Sul, UBS José Rezende (Alto Bonito) e UBS do Bairro de Fátima funcionam das 7 às 19 horas. Já as demais UBS atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Para serem imunizados é necessário a apresentação do CPF, cartão de vacinação e a comprovação de grupo prioritário.

Como está a vacinação na cidade?

De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Araguaína, até agora foram aplicadas 329.667 doses de vacina contra a covid-19. Desse total, 71.579 são doses de reforço.