Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet-TO) Regional de Augustinópolis realizou na última sexta-feira, 24, uma assembleia com os profissionais da rede municipal da educação para tratar do reajuste do piso salarial dos professores. Na ocasião, a categoria deliberou pelo estado de greve.

O presidente do Sintet Regional de Augustinópolis, Jules Rimet, informou que até a data da assembleia não havia recebido nenhuma proposta do planejamento da gestão municipal sobre o pagamento do reajuste do piso do magistério, cujo índice é de 14, 95%, referente ao ano de 2023.

Na reunião com o sindicato realizada dia 25 de janeiro, a prefeitura pediu prazo de 10 dias para encaminhar uma proposta, o que não aconteceu. Após nova cobrança do sindicato, a gestão informou extraoficialmente que anunciaria em breve um aumento de 10%.

Na assembleia, a categoria deliberou ainda que vai procurar os vereadores em busca de apoio pela garantia do reajuste do piso no valor integral que é 14,95%, já que houve perda salarial de 23,24% em relação ao reajuste do piso de 2022.

O Secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado, esteve presente na assembleia e na exposição da análise de conjuntura explicou sobre a necessidade de garantir o reajuste do piso. “O piso é lei, o reajuste do piso deve ser feito pelas prefeituras anualmente em janeiro para garantir a valorização dos professores e a valorização da carreira do magistério”, disse Carlos.