No próximo dia 8 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza as conquistas femininas e momento em que as celebrações acontecem com a compra de lembranças para familiares e colaboradoras profissionais. É, também, um momento de aquecimento das vendas no comércio varejista destinado ao público feminino.
Maquiagem, vestuário, cosméticos, perfumes, alimentos e serviços, entre outros, estão à disposição da sociedade.
Para orientar o consumidor, de forma educativa, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), aponta que alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra para evitar problemas e acidentes de consumo.
Desta forma, a Agência de Metrologia, que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reforça à população a importância de priorizar as relações de consumo com as instituições formalizadas, sejam elas pequenos empreendedores ou grandes redes comerciais.
A presidente em exercício da Agência de Metrologia, Débora Vasconcelos Miola, lembra que a emissão da nota fiscal é a garantia que o consumidor tem no caso de trocas, direitos ou reclamações. “Ao priorizar a aquisição de produtos com o documento, além da legalidade da relação de consumo, muitos aborrecimentos podem ser evitados, haja vista que a nota fiscal baliza a garantia do produto adquirido”, destaca a gestora.
Pensando em presentear com roupas? É importante ler bem a etiqueta
Para o consumidor que optar por presentear a mãe com roupas, é importante estar atento à etiqueta do produto. Nela deve conter todas as informações necessárias para o consumidor: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.
Vale destacar que algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo.
A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário e a garantia de que o uso correto não trará problemas.
Perfumes e cosméticos são produtos pré-medidos
No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação da Agência de Metrologia Estadual é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.
Consumidor consciente
O consumidor que quiser contribuir com o trabalho da Metrologia Estadual, ao detectar possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM. O órgão disponibiliza canais diretos com o consumidor: telefone 3218-2076 ou 162 e pelo e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br