Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Secretária da Agricultura, Marivalda Glória, com representante da escola, do Ruraltins, e de agricultores familiares.

Secretária da Agricultura, Marivalda Glória, com representante da escola, do Ruraltins, e de agricultores familiares. Foto: Divulgação Agricultura Lizarda

Foto: Divulgação Agricultura Lizarda Secretária da Agricultura, Marivalda Glória, com representante da escola, do Ruraltins, e de agricultores familiares. Secretária da Agricultura, Marivalda Glória, com representante da escola, do Ruraltins, e de agricultores familiares.

A Prefeitura de Lizarda do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), deu início às ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do ano de 2023.

Nessa segunda-feira, 6, foi o dia da entrega de projetos de venda na Escola Estadual 31 de Março. Na oportunidade, participaram a secretária da Agricultura, Marivalda Glória de Sousa, juntamente com o técnico do Ruraltins, David Ribeiro Tavares, o coordenador de Apoio Financeiro da escola, Murillo Dantas, e agricultores familiares do município. 

De acordo com a representante Marivalda, o PNAE promove o desenvolvimento econômico e social do município com a aquisição de produtos ou alimentos vindo da agricultura familiar local. "E contribui também com uma alimentação saudável e adequada para os nossos alunos, onde muitos desses produtos utilizados na alimentação escolar são produzidos pelos familiares dos alunos. É um programa que impulsiona a geração de renda para o município e estimula e promove o crescimento dos pequenos produtores, aumentando sua fonte de renda", analisa.  

Segundo a prefeita da cidade, Suelene Lustosa, a gestão trabalha para que a parceria dê certo. "Essa é uma parceria que temos trabalhado para dar certo. A partir do momento que o pequeno produtor produz, tem para quem vender e tem certeza também de receber por sua produção, já é um grande incentivo. É um programa que beneficia tanto as escolas, melhorando a qualidade da merenda, como também melhora a vida do pequeno produtor que vai poder vender o excedente e até ser incentivado a produzir mais e mais", frisa. 

Programa Nacional 

O Pnae oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Leia Também: Em lizarda, Agricultura leva assistência ao pequeno produtor e colhe frutos do desenvolvimento.