Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arthur Silva

Foto: Arthur Silva

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu na manhã desta terça-feira, 7, a diretora executiva do Porto Praia Norte, Sandra Kramer acompanhada do Senhor João Batista representante do Fundo de Investimento Volare, para falar sobre o possível acordo com o Porto Praia Norte.  

O porto é um empreendimento privado, localizado no município de Praia Norte, em uma área de 744 mil m², no extremo norte do Tocantins. É o primeiro porto fluvial interestadual como estação de transbordo de cargas com papel estratégico no fluxo logístico do país, ligando o Estado ao Oceano Atlântico. Através do serviço de navegação no trecho Manaus x Praia Norte é possível receber, numa rota mais curta, produtos do Polo Industrial de Manaus para as regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil e no trecho Praia Norte x Belém (e vice-versa), ocorre o fluxo de carga para exportação de grãos e importação de insumos.

Para o senhor João Batista, a ideia é fechar negócio e adiantar o processo das instalações do Porto Praia Norte.

“A nossa ideia aqui é visitar as instalações do Porto de Praia Norte e trazer investimentos para realizar as obras necessárias, viabilizar a exportação de grãos e operação de carga geral via container, além da exportação e importação de commodities como gasolina, etanol, diesel e outros. Estamos muito otimistas, pois o Porto Praia Norte na nossa opinião é um projeto muito óbvio não só para o Tocantins mas para o Brasil”, disse.   

O secretário Carlos Humberto Lima explicou que o Tocantins é rico em recursos naturais e conta com posição estratégica privilegiada. Segundo ele, o Estado possui uma excelente malha logística, composta pelos modais ferroviário, rodoviário, hidroviário e aeroviário. O Planejamento Logístico Estratégico do Tocantins está centrado na intermodalidade de transportes, de forma a reduzir custos, promover a agilidade na movimentação de cargas e garantir a segurança.

“O Porto de Praia Norte, além de ligar estrategicamente o Estado do Tocantins ao Atlântico, por meio de seu sistema hidroviário, possibilita a industrialização da região do Bico do Papagaio, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico da região”, finalizou.