Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação/Fieto

Foto: Divulgação/Fieto

Será lançado em Paraíso do Tocantins nessa terça-feira, 26, às 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Programa Tocantins Mais Produtivo, voltado a empresas e industriais da região. A meta do programa é capacitar 3.000 colaboradores em produção mais enxuta elevando, no mínimo, em 20% a produtividade de cada indústria atendida. 

O projeto já beneficiou 687 colaboradores em 229 empreendimentos industriais e nessa terça-feira é a vez dos empresários de Paraíso e toda a região do Vale do Araguaia conhecerem os benefícios do projeto.

O Tocantins Mais Produtivo é  fomentado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Serviço e Comércio (SICS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e integra o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). 

Uma característica do projeto é que ele se baseia na adesão voluntária das empresas, sem exigir contrapartida financeira por parte delas. O Governo do Estado e o Senai subsidiarão a participação das empresas selecionadas. Cada indústria que aderir ao programa designará três colaboradores para receber treinamento na metodologia de Produção Mais Enxuta, com a meta de aumentar, no mínimo, em 20% a produtividade de cada CNPJ atendido.

A metodologia empregada envolve a observação e otimização dos processos produtivos das empresas por meio de mentoria, gamificação e consultoria. Essas etapas incluem aspectos teóricos e práticos do Lean Manufacturing, ou Produção sem Desperdício. Além de aumentar a produtividade, as empresas participantes do projeto colherão benefícios como a redução de desperdícios invisíveis aos gestores e a diminuição dos custos de produção, entre outros ganhos significativos.

Para participar, basta preencher o formulário on-line por meio do link ou solicitar o envio do documento via WhatsApp (opção Tocantins Mais Produtivo). Este é um passo importante para o desenvolvimento industrial do estado, com a perspectiva de impulsionar a eficiência das empresas e, por conseguinte, a economia local.