Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Pnad do IBGE aponta que Tocantins tem a menor taxa de desemprego dos últimos 24 anos

Pnad do IBGE aponta que Tocantins tem a menor taxa de desemprego dos últimos 24 anos Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza Pnad do IBGE aponta que Tocantins tem a menor taxa de desemprego dos últimos 24 anos  Pnad do IBGE aponta que Tocantins tem a menor taxa de desemprego dos últimos 24 anos

O Estado do Tocantins registrou acréscimo na população ocupada e queda na taxa de desocupados no quarto trimestre de 2022, tanto em relação ao terceiro trimestre quanto ao ano anterior, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Os dados analisados na Pnad são coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população ocupada no Tocantins aumentou para 753 mil trabalhadores, com um acréscimo de 0,40% em relação ao período anterior. Já em relação à desocupação, o Tocantins tem a oitava menor taxa entre os estados brasileiros e a terceira entre os estados pertencentes à região Norte com 5,2%, sendo esta a menor registrada nos últimos 24 anos.

No ranking por capitais, Palmas superou as expectativas alcançando o primeiro lugar com a menor taxa de desemprego do país, com 2,7%. Essa é a menor taxa de desemprego registrada em Palmas desde 2012.

O governador Wanderlei Barbosa destaca que os inúmeros esforços para fortalecer a economia do Estado e contribuir para a geração de emprego e renda repercutem nos números divulgados. “No momento, o Tocantins apresenta um cenário promissor e buscamos traduzir esses números positivos em qualidade de vida e melhorias para a nossa população”, afirma.

População ocupada no Tocantins

A população ocupada no Tocantins totaliza 753 mil pessoas e os trabalhadores, por conta própria, representam 21%, o que corresponde a 159 mil pessoas. Os empregados no setor público constituem 23% e representam 173 mil desses trabalhadores. Os profissionais no setor privado com carteira assinada são 24 % e correspondem a 180 mil pessoas; e sem carteira assinada totalizam 150 mil, com 20%. Já os empregadores são 4% e somam 33 mil pessoas; e o Trabalhador Familiar constitui 1%, com 10 mil indivíduos.

O gestor da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, destaca que “as ações contínuas do Governo do Tocantins, por todo o Estado, e o esforço do empresariado possibilitam que a cada pesquisa divulgada tenhamos números mais positivos, tanto de trabalhadores ocupados quanto na redução no número de desocupados”.

O secretário ressalta que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem divulgado uma média de 700 vagas de emprego diariamente, além de disponibilizar capacitações gratuitas em todas as suas unidades no Estado. No Tocantins, o Sine é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Setas.

Vale lembrar que, para o IBGE, a população ocupada refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador.

População desocupada

No Tocantins, a taxa de desocupação foi de 5,2%, o que significa que cerca de 41 mil trabalhadores estão sem emprego ou procurando por emprego, sendo esta a menor taxa registrada nos últimos 24 anos. “Historicamente, só nos aproximamos destes índices em 1992 com 5,1 %; em 1993, com 4,4%; e em 1999 com 5,1%”, explica o gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Sine Tocantins, Rairivaldo Novaes.

Em relação ao trimestre anterior, a taxa de desocupação foi 5,6%, o que representa 45 mil trabalhadores, com redução de 0,16%.

Na capital Palmas, a taxa de desocupação foi de 2,7%, o que significa que cerca 5 mil trabalhadores estão sem emprego ou procurando por emprego. “Essa é a menor taxa de desemprego registrada em Palmas nos últimos 10 anos”, aponta a gerente do Observatório do Trabalho do Sistema Nacional do Emprego no Tocantins, Willany Bezerra Lira.

Para o IBGE, a população desocupada é o grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.

Pnad Contínua

A Pnad Contínua é uma pesquisa por amostra probabilística de domicílios, de abrangência nacional, planejada para atender a diversos propósitos. Visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País e permite a investigação contínua de indicadores sobre trabalho e rendimento.