Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Ministro Waldez Góes reúne-se no Palácio Araguaia com o governador Wanderlei Barbosa e apoiadores de Bolsonaro

Ministro Waldez Góes reúne-se no Palácio Araguaia com o governador Wanderlei Barbosa e apoiadores de Bolsonaro Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria Ministro Waldez Góes reúne-se no Palácio Araguaia com o governador Wanderlei Barbosa e apoiadores de Bolsonaro Ministro Waldez Góes reúne-se no Palácio Araguaia com o governador Wanderlei Barbosa e apoiadores de Bolsonaro

No Tocantins, os oito deputados federais eleitos e a senadora Dorinha apoiaram Bolsonaro, porém agora querem cargos no Governo Lula. Além deles, vários ocupantes de cargos no governo de extrema direita também querem se manter durante o mandato do PT.

Por que os derrotados querem cargos no mandato do vencedor? Como se explica isso? Já que não havia nenhuma compatibilidade desses senhores e senhoras com o PT e Lula, por que agora eles querem ficar no governo?

Uma explicação é o dinheiro. Afinal os órgãos federais têm muitos recursos e nos governos do PT, o orçamento para atender às necessidades populares sempre é maior do que nos governos de direita. Ou seja, é possível criar uma carreira política usando os recursos dos governos petistas. Além disso, os cargos são remunerados e isso conta também.

Outro motivo possível é o poder. Tem gente que adora ter o poder para humilhar os outros, para demonstrar que pode fazer qualquer tipo de coisa, sem medo de punição. No governo de extrema direita isso ficou bem claro. Naquela reunião em que o ministro do Meio Ambiente disse que se devia aproveitar a pandemia para passar a boiada e destruir a Legislação Ambiental, o Paulo Guedes falou que tinha colocado uma granada no bolso dos servidores públicos, pois já tinha 2 anos sem aumento de salário e iria passar a Reforma da Previdência. Maior exemplo de usar o poder contra a classe trabalhadora e o povo brasileiro do que o desgoverno Bolsonaro, acho que nunca mais haverá.

Também pode ser que os bolsonaristas queiram sabotar o Governo Lula, como fizeram com a ex-presidenta Dilma Rousseff, ocupando cargos e se houver diminuição da popularidade derrubam o Presidente. Ou então, vão usar o cargo em benefício próprio ou de quem os indicou, deputados federais ou senadores, sem nenhum compromisso com o presidente ou o governo.

Como compreender pessoas que eram favoráveis a privatizar o SUS (Sistema Único de Saúde), que sabotaram a vacinação contra a Covid-19, o combate ao trabalho escravo, o desmatamento e outros crimes ambientais; que eram contra a reforma agrária, Minha Casa Minha Vida, o bolsa família e agora querem participar de um governo totalmente oposto ao que apoiaram e defenderam?

Por outro lado, esses bolsonaristas terão influência nas eleições de 2024 e 2026. Talvez atuem como Cavalos de Troia por dentro do governo Lula para fazer campanha para a direita nas próximas eleições.

Por outro lado, temos que lembrar que em 2019, o Governo Bolsonaro retirou todos os servidores públicos federais que eram simpatizantes do PT de cargos de confiança. Depois baixou uma portaria da AGU ( Advocacia-Geral da União) impedindo os servidores públicos de criticarem as ações dos órgãos públicos, o que resultou em milhares de processos administrativos e judiciais contra servidores que ousaram criticar o governo fascista. Essa portaria já foi revogada pelo presidente Lula.

Pelo exposto acima fica muito difícil encontrar motivo legítimo para colocar bolsonaristas em cargos no Governo Lula.

Afinal, os paladinos de Deus, Pátria e Família agora querem dinheiro, poder, sabotar o governo ou usar o cargo para seus coronéis nas eleições?

*Hilton Faria da Silva é Engenheiro Agrônomo em Palmas/TO, ex-vereador da capital e filiado ao Partido dos Trabalhadores