As mulheres estão cada vez mais contribuindo com mudanças significativas nas relações de consumo. As transformações na configuração de família e os movimentos feministas colocaram a mulher com participação ativa na economia e no processo das despesas familiares. Nesta quarta-feira, 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e o Procon Tocantins destaca a importância das mulheres para o direito do consumidor.
O excesso de responsabilidades com o trabalho, estudos e a rotina dentro de casa, são atividades que ocupam o tempo das mulheres. E é válido lembrar que muitas são também chefes de família responsáveis pelo sustento da casa. A organização e o planejamento de despesas, são fundamentais para evitar gastos desnecessários e comprometer o orçamento da família.
“A mulher agora é mais independente financeiramente, em sua maioria, arcam sozinhas com as despesas de seus lares. Porém, precisam equilibrar todas as funções que desempenham, o que pode prejudicar o planejamento que envolve o sustento familiar”, destaca Nara Rúbia Vieira, gerente de atendimento e educação para o consumo.
A era digital
Com os avanços digital e tecnológico, também facilitaram a inserção da mulher dentro do mercado. Os novos perfis de consumo feminino revelam consumidoras conectadas, informadas, ciente de suas escolhas na hora de adquirir um produto ou serviço e que também vão em busca de seus direitos. As mesmas estão cientes que podem escolher o melhor produto, o melhor serviço e o melhor atendimento. O que movimenta significamente a economia.
A mulher de hoje, ela é investidora, empreendedora, está presente nas redes sociais vendendo os seus produtos, como no e-commerce, são CEO de grandes empresas, ou seja, elas possuem a influência e o poder de compra”, acrescenta Nara.
Luta pelos seus direitos
O Procon Tocantins ainda alerta o público feminino sobre a importância da realização de denúncias junto ao Procon, nessa data, em específico, são oferecidas muitas promoções em salões, clínicas de estéticas e outros, muitas das vezes estes estabelecimentos não cumprem com os serviços oferecidos. Por isso, atenção as propagandas muito vantajosas. Uma vez ofertado, é necessário que os serviços sejam cumpridos.
É valido lembrar que apesar dos inúmeros desafios ao longo dos anos enfrentados pelas mulheres, elas sempre estiveram lutando em defesa dos direitos do consumidor, foram protagonistas de associações de donas de casa e defesa do consumidor na década de 80.
Denuncie
O Procon Tocantins destaca que é fundamental que o consumidor formalize de imediato a denúncia por meio do Disque 151 ou Whats Denúncia.