A Embrapa Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), vai promover nessa sexta-feira, 10, um dia de campo na fazenda Buritizal, em Taquaruçu, distrito de Palmas. O evento, que ocorrerá das 8h ao meio-dia, ocorre no âmbito do projeto Balde Cheio. Na ocasião, haverá uma demonstração do andamento do projeto naquela propriedade, que é assistida por um técnico dessa Secretaria. “Serão demonstradas as ações que estão sendo executadas naquela fazenda para conseguir uma produção leiteira viável economicamente”, resume o técnico e consultor do projeto, Junior Colombo, que fornecerá informações sobre pastagem irrigada. O dia de campo é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia do evento.
A Fazenda Buritizal começou a adotar a metodologia do Balde Cheio há 15 meses. Para Colombo, um dos primeiros resultados que aparecem é o resgate da autoestima do produtor, que passa a acreditar que é viável viver da produção de leite. “O Balde Cheio é para todos, mas não é para qualquer um. É preciso antes de tudo querer mudar certas práticas e acreditar que vai dar certo. Isso vale tanto para quem tem duas vacas, quanto para quem possui um grande rebanho. Não se passa de zero a 100 litros de leite da noite pro dia”, destaca ele.
Durante o evento de amanhã, serão abordados temas como “Biodigestor Sertanejo para pequenas propriedades”, “Dados econômicos e zootécnicos da UD projeto Balde Cheio”, “Criação de Bezerras” e “Produção de leite em pasto irrigado”. O dia de campo conta com o apoio da Seder. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone.