Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Comissão se reúne hoje para decidir como atender às reivindicações dos povos indígenas

Comissão se reúne hoje para decidir como atender às reivindicações dos povos indígenas Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins Comissão se reúne hoje para decidir como atender às reivindicações dos povos indígenas Comissão se reúne hoje para decidir como atender às reivindicações dos povos indígenas

Membros da comissão organizadora do concurso público da educação do Estado do Tocantins se reúnem nesta segunda-feira, 13, para avaliar as demandas apresentadas por lideranças indígenas durante audiência pública realizada na sede da Procuradoria da República em Palmas na última sexta-feira, 10, quanto ao concurso público da educação em andamento. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a reunião dos técnicos ocorre juntamente com o departamento jurídico da pasta.

Segundo o presidente da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (ArPIT), Antônio Marcos Karajá, os pedidos são pela criação de vagas para coordenadores e orientadores pedagógicos; ampliação do número de vagas para professores indígenas; e o reconhecimento da diversidade linguística dos povos, haja visto que o português é a segunda língua para muitos deles. “Levamos essas demandas [ao MPF] para tentar resolver junto à Secretaria. O Ministério Público e nosso advogado acompanham”, disse o líder.

Em nota a Seduc informou que “as demandas levantadas pelas lideranças indígenas do Tocantins estão sendo avaliadas pela comissão organizadora do Concurso Público da Educação, responsável por realizar os estudos técnicos para o quantitativo de vagas de cargos e vagas do certame”.

De acordo com Rogério Xerente, advogado da ArPIT, a criação de um concurso da educação específico para os indígenas é uma reivindicação antiga. A intervenção da ArPIT no certame ora em andamento foi necessária porque os critérios que constam no edital aberto divergem dos termos acordados com o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena.

“Nós, enquanto professores e líderes indígenas, conseguimos visualizar o quê seria interessante rediscutir para que constasse no edital. Primeiramente, sentimos falta da oferta de vagas para coordenador pedagógico e orientação educacional, então, ficamos imaginando se as escolas indígenas iriam ficar sem coordenadores e orientadores, deixando essa brecha para que o estado continue com os contratos nessas escolas. É importante reivindicar essas vagas até para apoiar indígenas formados na área de pedagogia, já que, neste edital não há nenhuma previsão de vagas para indígenas”, explicou o advogado.

Rogério Xerente também alertou para o baixo quantitativo de vagas específicas para professores indígenas – pouco mais de 140, segundo ele. “Aqui no povo Xerente foram ofertadas 28 vagas para a rede estadual de educação indígena, destas, apenas três foram para a área de ciências humanas, para lecionar história, geografia, filosofia, sociologia etc. Temos mais de 35 escolas Xerente e mais de 1.500 alunos. Isso não é diferente entre outros povos.”

O Estado do Tocantins é responsável pela educação nas aldeias do quinto ao nono ano, e ensino médio.

De acordo com a Seduc, o certame oferece 5.164 vagas. “Independentemente da quantidade de vagas estabelecidas para a educação indígena, todas as unidades escolares terão suas vagas preenchidas sem prejudicar o atendimento aos estudantes", garantiu o órgão.

A banca organizadora do concurso é Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições terminam na próxima quinta-feira, 16. A taxa é de R$ 150.