Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e os representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA) e da Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA) reuniram nesta terça-feira, 14, na sede da Adapec em Palmas e definiram calendário de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2023, no Tocantins.

No acordo firmado entre a Adapec e as centrais de recebimento de Pedro Afonso e Silvanópolis, o projeto deverá ser realizado em 23 municípios de diversas regiões do Estado, incluindo este ano a região do Jalapão. “O objetivo do projeto é atender os pequenos e médios produtores rurais que possuem embalagens vazias de agrotóxicos e estão em regiões mais distantes das centrais e postos de recebimento,” destacou o gerente de inspeção vegetal, Carlos Cesar Barbosa, acrescentando que embora a ação esteja prevista para acontecer nestes municípios ela contempla também outros municípios circunvizinhos e deve ocorrer no período de maio a novembro.

Na reunião desta terça-feira, 14, ficaram definidos 15 municípios que sediarão as ações dos RIs, sendo eles: Araguaçu, Dianópolis, Xambioá, Muricilândia, Santa Fé, Paraiso do Tocantins, Palmas, Itacajá, Miranorte, São Valério, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Pium, Divinópolis e Ponte Alta do Tocantins. Além destes municípios, a Adapec também já definiu o calendário de RIs com a Central de Imperatriz – MA conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART) que atenderão os municípios da região do Bico do Papagaio, sendo eles: Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, São Miguel, Sítio Novo e Axixá.

A coordenadora de operações do Inpev dos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, Acilamar Vilela destacou a importância da parceria com a Adapec. “Por meio desta parceria estamos ofertando ao pequeno produtor que não tem acesso a devolução por todas as condições de logísticas de devolver suas embalagens e ficar legal com a legislação e o meio ambiente. O Inpev e as associações de Silvanópolis, Pedro Afonso e Gurupi acreditam no trabalho da Adapec, e reafirmamos aqui a importância desta parceria que sempre deu muito certo, e por isso, ampliamos a cada ano, o número de municípios e de agricultores atendidos, e consequentemente de embalagens retiradas do campo,” destacou Acilamar.

O RI é um projeto consolidado no Tocantins, que vem facilitando o processo de retirada das embalagens vazias do campo, dando a destinação correta a elas e conscientizando os produtores rurais da importância desta devolução. Em 2022, foram realizadas 22 edições do projeto, e devolvidas aproximadamente 33.200 embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas, beneficiando cerca de 600 pequenos e médios produtores rurais em todas as regiões do Tocantins.

Calendário

Divinópolis – 23/05

Pium – 24/05

Aguiarnópolis – 02/06

Tocantinópolis – 02/06

Miranorte – 06/06

Paraiso do Tocantins – 06/06

Araguatins – 13/06

Augustinópolis - 14/06

Buriti do Tocantins – 14/06

São Miguel – 15/06

Sítio Novo – 15/06

Axixá – 16/06

Dianópolis – 26/07

Itacajá – 01/09

Xambioá – 08/10

Muricilândia – 09/10

Palmas – 13/10

Araguaçu – 14/10

Pequizeiro – 19/10

Presidente Kennedy – 26/10

Ponte Alta do Tocantins – 08/11

Santa Fé – 10/11

São Valério – a definir