Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ação efetiva realizada pelo Governo do Tocantins, seguindo determinação do governador Wanderlei Barbosa, já tem resultados e apresenta dados consolidados. Em Gurupi, há 94 dias não há uma ocorrência de homicídio pelo crime organizado: na capital Palmas são 18 dias e no município de Araguaína 62 dias consecutivos sem registro de mortes criminosas. 

Operações no âmbito da Segurança Pública do Estado seguem intensificadas e em execução ostensiva em todo o território tocantinense e garantem a redução de delitos, criminalidade e violência. 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirma que promover a segurança é meta e diretriz do seu plano de governo e que todas os esforços e o aparato das forças de segurança estão em ação para garantir a segurança à população e reduzir a violência. 

“Estamos aparelhando e integrando as ações das polícias Civil, Militar e Penal para que sejam feitos os atendimentos de emergência, haja a apuração e os crimes sejam investigados com celeridade para que os delinquentes e criminosos sejam retirados de circulação com rapidez. No Tocantins, a paz e a segurança para viver e investir são prioridades”, enfatizou Wanderlei Barbosa. 

A redução das ocorrências dos homicídios são dados consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e sistematizam o resultado da Operação Tolerância Zero em execução no território tocantinense. O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, ressalta que as ações integradas entre as polícias Civil, Militar e Penal seguem desarticulando as ações do crime organizado e inibindo os delitos e têm impacto nos 139 municípios do Tocantins. 

“Cumprindo a determinação do governador Wanderlei Barbosa de agir com o máximo de atenção e de forma efetiva, estamos atuando de maneira constante na Operação Tolerância Zero. Os dias sem delitos mostram que Governo do Tocantins agiu de forma enérgica e deu uma resposta pronta para restaurar a paz social e encaminhar à justiça os delinquentes”, frisa o secretário. 

Wlademir Costa destaca como estratégias realizadas para coibir a criminalidade o reforço dos atendimentos nas delegacias de homicídios, que estão de sobre aviso para agir em ocorrências, e o reforço das ações da Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) e da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o resultado de combate efetivo ao crime organizado é fruto de um trabalho integrado, entre todas as forças de segurança do Tocantins, com um objetivo em comum que é garantir segurança à população tocantinense. “A Polícia Militar está fazendo a sua parte e vem intensificando o policiamento ostensivo em todas as cidades do Estado. No entanto, é importante lembrar que a população também pode e deve nos ajudar com informações imediatas, uma vez que, a responsabilidade pela manutenção da paz social é de todos nós”, destacou o comandante. 

Cooperação Institucional

Com o intuito de ampliar a integração e aparelhar à articulação das forças de segurança, o Governo do Tocantins está equipando e vai consolidar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/TO). A iniciativa conta com a parceria institucional do Ministério da Justiça e a atuação dos servidores das forças de segurança do Governo do Tocantins.

“Em articulação com o Governo Federal vamos operacionalizar o Centro Integrado de Comando e Controle, que visa a ação integrada da segurança pública no Estado. A consolidação do Centro é fruto do trabalho do Governo do Tocantins para reunir forças e ampliar o aparato do Estado para combater a criminalidade”, afirma Wlademir Costa.