A Polícia Rodoviária Federal (PRF/TO) cumpriu no sábado, 18, determinação judicial em Araguaína/TO e apreendeu ônibus envolvido nos ataques do dia 8 de janeiro, aos Três Poderes da República, em Brasília/DF.
Em ato de fiscalização, por volta das 20h20min, no km 170 da BR-153, foi dada ordem de parada a um veículo rodoviário de transporte de passageiros - M.benz/O 400 Rsd Pl, cor amarela - que fazia a linha São Gotardo/MG para Pedreiras/MA. Ao realizar consultas nos sistemas disponíveis, a equipe PRF constatou que o referido ônibus estava na lista para ser apreendido por decisão ministro do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Durante a abordagem, os policiais encontraram 2,10 kg de pasta base para fabricação de cloridrato de cocaína dispensados no fundo do ônibus, na última poltrona, no momento em que o veículo foi parado. A equipe também encontrou no bolso do "bagageiro" (o responsável por guardar/retirar as bagagens no ônibus para os passageiros) seis comprimidos de anfetamina.
Além disso, de acordo com a PRF/TO, o motorista que se apresentou também como proprietário do ônibus, informou que adquiriu o veículo há cerca de 15 dias. O mesmo condutor não tinha a devida habilitação para realizar esse tipo de atividade (curso de especialização para conduzir transporte coletivo de passageiros) e também foi qualificado por transportar menor de dezesseis anos sem o acompanhamento dos pais ou autorização judicial.
Diante das informações obtidas, foram constatadas, a princípio, as seguintes ocorrências: Cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, Tráfico de drogas, Exercício ilegal de profissão/atividade e Porte de droga para consumo. O ônibus foi apreendido, sendo condutor, passageiros e todo material ilícito encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Araguaína/TO, para os procedimentos legais cabíveis. (PRF/TO)