Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde a criação do Estado do Tocantins, pela primeira vez um indígena nascido em Gurupi, região sul do Estado, assume uma das coordenações mais importantes referente a saúde indígena do Tocantins. Haratumá Warasi Maurerri Javaé será o novo coordenador do Distrito de Saúde Indígena do Tocantins (DSEI/TO). 

Haratumá (Hará Javaé) vem de uma família com histórico de lutas em prol do Povo Javaé, também reconhecida nacionalmente nos movimentos indígenas pelas lutas nas causas indígenas. O pai do Hará é Darci Maurerri Javaé, atual cacique da aldeia São João, localizada na Ilha do Bananal no município de Formoso do Araguaia/TO, onde também foi vereador durante dois mandatos. 

O avô de Hará, Juraci Warassi Javaé (in memória), também foi cacique e um dos grandes nomes de movimento indígena do Brasil, juntamente com alguns líderes indígenas como Idjarruri Karajá (in memoria), Koxini Karajá, Kurete Karajá, Mário Juruna (in memoria), Dôdô Javaé (in memoria), Lucirene Behederu Javaé, João Tajuú  Javaé (in memoria), Isaac Simnakru Marinho Xerente e entre outros nomes importantes.

Simone Ratxu Javaé, genitora de Hará Javaé, é profissional de saúde (técnica de enfermagem), filha do Elizeu Javaé (in memória), que foi cacique da maior aldeia do Povo Javaé (Aldeia Canoanã), localizada na Ilha do Bananal.

Perfil

Haratumá Warasi Maurerri Javaé é graduado em administração de empresa pela Unirg/Gurupi-TO, com especialização em Gestão em Saúde, Administração Hospitalar e em Saúde Indígena. 

No ano de 2016 iniciou a sua carreira na saúde indígena como agente administrativo no polo base de Saúde Indígena de Formoso do Araguaia. No ano de 2017 foi convidado para trabalhar no DSEI-TO, como agente administrativo e depois secretário executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Tocantins (CONDISI/TO) na sede do DSEI-TO, até ano de 2023. 

Após debates entre povos indígenas do Tocantins, por maioria a favor, o nome do Hará Javaé foi indicado e solicitado para exercer cargo de Coordenador Distrital, no dia 17/03/2023. Atendendo a solicitação, o Ministério da Saúde, por meio da Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI), nomeou Hará Javaé como o coordenador Distrital de Saúde Indígena do Tocantins, sendo um momento histórico para os Povos Indígenas do Tocantins.