Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), que é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), dá mais um passo para fortalecer a atuação no país: inaugura, nessa quarta-feira, 22, às 10 horas, o primeiro núcleo do Estado do Tocantins. A unidade funcionará em Palmas, na ATS - 302 Norte, Avenida NS 02, QI 11, Lotes 1 e 2 - Plano Diretor Norte.

Com o novo núcleo, o SGB busca intensificar ainda mais as atividades desenvolvidas e estreitar a relação com o estado do Tocantins, de modo a alavancar o setor produtivo e contribuir para o planejamento e a gestão sustentável do território. A instituição atua em todo o país, há mais de 50 anos, com o desenvolvimento de levantamentos Geológicos e Geofísicos, avaliação dos recursos minerais, levantamentos hidrológicos, gestão da informação geológica, análises químicas e minerais do Laboratório de Análises Minerais. Com sede em Brasília e escritório administrativo no Rio de Janeiro, o SGB conta com uma infraestrutura operacional capaz de atender todo o país por meio de oito superintendências, três residências e três núcleos.

A iniciativa para inaugurar a unidade em Palmas surgiu mediante convite do governador do estado, Wanderlei Barbosa, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme. A proposta se deu após apresentação do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins, realizada pelo geólogo Marcelo Ferreira em março de 2022. 

Estudos geológicos

Atualmente está em execução a Nota Explicativa do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins e o Projeto Agrominerais do Tocantins, e ambos serão disponibilizados no primeiro semestre deste ano. Também está em andamento o Projeto Geologia e Potencial Mineral do Distrito Almas-Dianópolis do Tocantins, iniciado em 2022, e está em desenvolvimento a Proposta de Levantamento Eletromagnético da Porção Sul do Estado, resultado de parceria entre o SGB e o estado do Tocantins, o que irá alavancar ainda mais o setor mineral tocantinense.

Há mais de duas décadas o SGB trabalha efetivamente, por meio de diversos trabalhos de mapeamento geológico básico e pesquisas minerais, levantamentos aerogeofísicos, mapeamento de áreas de risco, medição e monitoramento de águas subterrâneas e superficiais, por meio de mapas hidrogeológicos e índices fluviométricos, pluviométricos e monitoramento de poços artesianos.